domingo, 23 de setembro de 2012

30 dias sem compras Dia 5 - Without Shopping

Hoje é um Domingo.
Cá em casa o que se faz num domingo?
Geralmente acordamos mais tarde, de vez em quando tomamos o pequenos em casa ( daqueles hipe-mega fantabulasticos tipo pequeno almoço a serie americana, mesmo XPTO), outras vamos tomar a rua ( na nossa pastelaria do costume). Almoçar? Ao domingo Nunca almoçamos em casa, vamos sempre fora! E de tarde?? De tarde é tão típico.... Tomamos café num tasco ( lol) qualquer, e passeamos ou "shoppingamos" no Dolce Vita, Arrábida Shopping, Norte Shopping, Espaço Guimarães... enfim é a localidade que estivermos virados :)
Esse Domingo foi muito diferente.
A sassaranica foi dormir no sábado a noite em casa da avó paterna. O avó que está a trabalhar em Angola foi esse fim de semana novamente para lá. Esteve cá de férias mas como o que é bom acaba sempre, ele teve de voltar ao trabalho. Á noite nós ligamos para a vóvó a perguntar com tinha corrido a viagem ( se o avô tinha aterrado bem, etc..) e denotei alguma tristeza na avó ( lógico). A sassaranica como é super solidaria ofereceu-se logo para fazer companhia e dormir em casa da avó (assim ela não se sentiria tão só). A minha filha como é muito inteligente perguntou primeiro a avó se quando fossem dormir com ela se a deixava ver a tv cabo na cama. Eu logo vi o tipo de solidariedade da sassaranica.
Bem ... no domingo de manhã acordamos tranquilos. O sassaranico dormiu durante a noite na cama da irmã. Ele adora fazer-lhe isso, apoderar se das coisas dela quando ela não está presente ( e faz o mesmo quando ela está mas isso resulta em confusão com ela na certa).
Tinha planeado um dia diferente mas acabou por ser alterado. O nosso almoço foi decido pela minha mãe. Tinha convidado os meus tios e a minha minha irmã ( que está a viver no Porto) iria cá estar, como tal fomos literalmente intimados a almoçar em casa da minha mãe ( foi fixe porque adoro esses almoços de família). Durante a tarde as conversas e risadas foram acompanhadas de lanche e alguns cafés ( coitada da maquina de casa que não teve descanso toda a tarde).
Estranhamente o meu sassaranico não almoçou tão bem como o costume. Não queria carne, não queria arroz, não queria isso, nem aquilo.... Petiscou um pouquinho das batatas do assado da avó que ele tanto adora. Valeu algumas festas de como faz o cão, como faz o gato, como faz o comboio e a ambulância para eu conseguir que pelo menos comesse um pouquinho de sopa.
Da sesta, custou-lhe a adormecer. Ora queria um livro, ora queria agua, ora queria a porta do meu quarto ( que é do lado da frente do quarto dele) fechada. Eu só pensava: " Arreee, que chato que ele está hoje. Deve ser birra de sono porque está acordado desde muito cedo!". Acabou por adormecer. 2 horas foram o suficiente para ele recarregar as baterias. Estava super bem disposto. Fomos os dois para a carpete da sala e brincamos, brincamos muito, como já não brincávamos há algum tempo.

A semana é sempre a correr. Chegar do trabalho, fazer o jantar, dar banhos, corrigir trabalhos de casa, jantar xixi e cama. Não dá tempo para nada. Eu costumo deita-los as 21h o que significa que é tudo feito em modo red-line.
Dos fins de semana é arrumar a casa, fazer compras, tratas das roupas ( que são aos quilos isso porque já nem quero dizer toneladas), resta o domingo em que se dorme tarde, almoçasse e vamos nos enfiar em shoppings.
Conclusão disso tudo? Enfiar a brincadeira no meio dessas tarefas acaba por ser dificilérrimo.
Abençoado projeto de 30 dias sem compras porque me permitiu ver o quanto estávamos os dois a precisar de estar juntos a brincar. Brincamos e muito. Os nossos legos transformaram-se em aviões, em bolos, em castelos. O meu sofá da sala sofreu ataques de saltos, as almofadas serviram de banquinhos, serviram para guerra de almofadas. Andei de gatas, a fazer de cavalo ( ou de burra porque foi assim que me senti, uma burra por desperdiçar tanto tempo em coisas fúteis e que afinal me proporcionam menos felicidade do que de fazer de cavalo...). Andei a correr a casa toda com o sassaranico pendurado em cima dos meus ombros. Deus do céu o quanto ele já pesa. Foi mesmo divertido. Ao fim da tarde estávamos rotos( mais eu do que ele). Ele adormeceu.
Aproveitei para ir tomar duche e arranjar as unhas ( 30 dias sem ir manicura :( também).
Á hora de jantar acordou e estava aborrecido. Quando me abraçou constatei que estava muito quente. Medi lhe a temperatura que disparou em menos de uma fracção de segundos para os 39º. Administrei-lhe logo o Brufen ( eram 20h) com intenção de a meia noite ser mais fácil usar ben-u-ron em supositório ( assim não teria de acorda-lo para lhe dar em xarope). Jantar? Foi difícil ele jantar. Da comida comeu zero, da sopa foi preciso a avó, a tia e a irmã ( que entretanto chegou a casa) fazerem-lhe centenas de festas e prometerem-lhe mil e uma coisa se ele comesse. Mesmo assim não quis. Comeu um iogurte (e nem todo) de aroma ( de coco que ele adora) que a avó lhe foi buscar ao frigorífico.
Agora pediu para dormir com a irmã na cama dela e eu deixei. Mas já tive de ir ao quarto duas vezes perguntar ( mais do tipo ameaçar lol) se eles estavam a precisar de ajuda porque era a balburdia total naquela cama.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...