terça-feira, 29 de junho de 2010

Consulta dos 9 meses

Ontem la fomos ao pedi ver a ferida do sassaranico. Aquilo que começou por uma bolhita pequena transformou-se numa ferida enorme e pustulenta. O pedi esteve a ver e mandou-me lavar com betadine espuma varias vezes ao dia para desinfectar e secar a ferida e à noite pôr pomada Fucidine H. O pedi acha que deve passar só com isso até 5ª feira mas se não tenho de voltar ao consultório para ele me receitar um antibiótico por causa da infecção. Ele disse que o facto de estar assim deve ser culpa do transpirar que inflamou a ferida o que é bem possível porque esse meu filho parece uma fonte. Anda sempre todo ensopado. Essa noite tive de trocar lhe o body de cavas 2 vezes. Aproveitou que estávamos no consultório e fizemos a consulta dos 9 meses que estava marcada para a semana assim escusamos de la voltar ( menos mal).
Medidas:
Comprimento: 74 cm percentil 75
Peso: 10.150 kg percentil 75
Perímetro cefálico: 45,5 cm percentil 50
Do peso o pedi disse que ele estava muito bem que tinha descido do percentil 90 que era muito para o 75 que era óptimo. Em relação ao tamanho e p.c estava muito bem também. quanto a alimentação novos alimentos:
Introdução de leguminosas: feijão, ervilha, grão de bico e favas.
Iogurtes já podem ser de aromas ( menos o morango ).
Introdução da gema de ovo cozida: meia gema de 2 em 2 dias.
Açorda com peixe ou ovo e farinha de pau também com peixe ou ovo.
Fruta da época: Com especial atenção as frutas fibrosas com o pêssego, ameixa e manga para ralar bem senão engasga; uvas sem pele e sem grainha mas poucas pois causa diarreia; melão, meloa e melancia só chupar e pouco porque é indigesto.
Sumos compal ou sumos de fruta de bebe da nestlé no entanto dar sempre preferência a agua.
Continuar com as vitaminas Ferro e Vigantol até completar 1 ano.
Morango, kiwi e espinafres só depois de 1 ano de resto todos os frutos e legumes são permitidos.
Começar a introduzir colherzinhas da nossa comida bem ralada com o garfo a seguir a sopa para se habituar a novos paladares e texturas mas nada de comida muito apurada.
Quanto as mamadas (ui essa parte é que é complicada ) mamar so de manha e antes de dormir, retirar a mamada nocturna que não tem valor nutricional ( é só miminho ou vicio e não deixa a mamã descansar)
Pois é...essa noite la tentamos como já havíamos tentado há uns tempos atrás e sem sucesso. O pedi disse para oferecer um biberão de agua com açúcar ou chá. Não haveria problema se o bib fosse de leite da farmácia desde que não fosse mama porque é para perder a ideia da mama. Então ontem fiz assim... dei a sopa as 19h antes de irmos para a consulta. Como era mais cedo do que o costume ( come a sopa por volta das 19h30/20h) não quis a fruta como sobremesa. Chegamos em casa as 20h35 tomou banho e comeu a pera cozida com um iogurte dos pequenos, petit blédi de alperce, misturado. Isso era 21h. Ficou ao colo do pai na sala enquanto eu fazia umas coisas la em casa. As 22h dei lhe mama e ele adormeceu. Acordou as 1h40 e eu dei lhe novamente mama porque estava muito cheia e doía-me. Não é que passado 2 horas já estava acordado para mamar?!! Eram 3h40. Deixei o chorar durante alguns minutos. Ainda fui a cozinha buscar um bib com agua para lhe dar porque estava calor e ele estava transpirado. Ainda me lembrei que fosse sede. Mas se estava a chorar quando lhe ofereci a agua armou um berreiro descomunal. O meu marido acordou e ainda começamos a discutir aquela hora. Ele disse me que o miúdo nunca chorava de noite e que eu estava a fazer a porcaria que o pedi mandava e disse para eu dar de mamar ao menino que ele queria mamar que tinha fome. Eu ainda ralhei com ele também e disse-lhe que ele não chorava mas acordava de noite muitas vezes e que ao meu marido não custava nada pois não era ele que se levantava todas as noites e muitas vezes para dar de mamar. Ainda lhe atirei com o dudu que tem uma chupeta e mandei o calar e voltar para a cama. Ou seja um filme... Olha nós aquela hora naquelas figuras tristes. Eu tinha dado de mamar há 2 horas era impossível ser fome. Fui a cozinha e fiz 180 ml de leite NAN e não é que o safado mamou tudo e adormeceu logo?!. Acordou as 7h novamente para mamar e antes de eu sair de casa para deixa lo no infantário dei lhe mais mama. Deviam ser 8h35.
Fogo ... nem sei o que faça! Afinal ele não tem vicio da mama mas vicio de comer porque ele mamou o bib sem reclamar. Tanto lhe fez que fosse mama ou bib, mamou e adormeceu. Estive a pensar e não sei o que faça!! Se substitui a mamada do meio da noite por um bib até ele se esquecer de mamar ou se continue com a mama ou se simplesmente o deixe chorar sem mamar até ele adormecer?!! Mas essa de deixar chorar custa me bastante e o meu marido também não acha piada porque assim não consegue dormir e claro ainda me acorda a mana! Ó que dilema. Por favor aceitam-se sujestões porque com a irmã não foi preciso nada disso. Aos 4 meses deixou de mamar de noite por ela. Mas também não amamentei tanto tempo porque fui trabalhar quando ela tinha 4 meses e o meu patrão nunca me deu a hora da mamada ( mas isso dava para outro post, qualquer dia conto) e ela começou com leite artificial aos 4 meses, mamava as 23h e dormia até ao outro dia de manha, voltava a mamar por volta das 7h30. O sassaranico com quase 9 meses ( completa dia 30 desse mês) ainda acorda de 2 em 2 h no máximo 3h para comer. HELPPPPP! Sujestões?? Hein? Hein??

4 comentários:

Sophie disse...

a ver se consigo ajudar...

isso de substitui. a mamada da noite pelo biberão vai dar ao mesmo, na minha opinião. Pq se o objectivo é ele deixar de mamar (leia-se comer) de noite, quer seja bib, quer seja mama, estás na mesma acordada.
Pelo que descreves não era mimo, nem vicio da mama, pq ele bebeu o biberão...tinha mesmo fomita. Ou seja se substituir acabas por ter mais trabalho porque tens de te levantar e fazer o leite...mal por mal sempre estás melhora com a maminha

O Martim so mamou de noite até aos 4 meses (nao sou grande exemplo), pq depois começou a dormir a noite toda e recusava a mama.

Orlanda Moutinho disse...

Sophie
Obrigada pelo teu comentario. Pois eu tambem concordo ctg mamar bib da ainda mais trab. E sim ele mamou o bib td por isso era fome. A minha avo e tias todas me dizem para deixa lo chorar uns dias k ele habitua se e dp nao pede para mamar mas a mim custa me mt fz isso, simplesmente nao consigo. So me resta esperar pode ser apenas mais uma fase quem sabe?Algum dia deve deixar de mamar se deus kiser... so espero k esse dia nao demore mt a chegar LOL

Didi e Pepe disse...

olaola linda
1º espero k passe rapido rapido o doi-doi
2ºta num percentil fabuloso: 75
3ºta a fikar um homem gaannnde, pra papar tudinho
4ºdesmame nocturno???é isso k keres??n t aconselho a dares do bib. pk tas + tempo acordada, pra lhe prepares o leite; alem k, s tens leite materno o porquê d n lhe dares??
podes ler o meu testemunho: http://didi-pepe.blogspot.com/2010/02/desmamenocturno.html

é claro k cado bebe e diferente...mas tens d respeitar o ritmo dele.
eu muitas vezes, dava mama d hora em hora.colokava o ao meu lado, pra mamar e la fikavamos a descansar...

n desistas d lhe dar maminhas!!O TEU LEITINHO É O MELHOR K LHE PODES DAR!!

espero k optes pela melhor soluçao pra ambos!!

5ºkanto a descutires com o teu marido...acontece.
no meu caso, durante meses o meu marido pouko dormia cmg, pk pra ele descansar teve d fikar fora da nossa cama.e pra eu descansar, optei por dormir no meio dos meus bebes.pk kando eles keriam mamar,era so m virar pra direita ou pra eskerda, conforme eles pediam...
espero k com calma resolvas o assunto

bjk fofos
lia, didi & pepe18m

Orlanda Moutinho disse...

Lia
Obrigada pelo comentario. Acabei de ler o teu post sobre o desmame nocturno dos gemeos. O problema é que o meu pequenino nao mama na chupeta o que nesse caso me dava muito jeito porque assim quando ele chorasse eu dava-lha para ele mamar. Mas felizmente essa noite correu melhor. Vamos ver se continua assim até deixar a mama por completo... mas so de noite claro!
BJS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...