sexta-feira, 11 de junho de 2010

A consulta da sassaranica

Na 4ªfeira a sassaranica teve consulta no pediatra. Correu muito bem. Em termos cognitivos ela está muito desenvolvida. O pediatra pesou-a e estava bem de peso com 20500kg encontra-se no percentil 75. O pior foi quando a mediu :-S Passou do percentil 50 para o percentil 10. O medico não gostou muito e disse que a quebra era bastante acentuada. Eu fiquei logo pior que estragada. É certo que eu já tinha reparado que a minha filha não era muitoooo grande mas também não está muitooo pequena. O problema mesmo ( isso dito pelo pedi) è o facto de ter havido uma quebra na linha do percentil, ou seja, se desde que nasceu estivesse sempre pela linha do percentil 10 isso significava que a linha do crescimento dela era aquela e que ela estava mais atrasada, mas não é esse o caso. Ela estava no 50 e caiu para o 10 ou seja houve uma alteração na linha do crescimento e é necessário saber o motivo. Por isso passou-me um papel para eu entregar à medica no centro de saúde a pedir um P1 para fazer uma radiografia ao pulso. Pelos vistos pelo desenvolvimento dos ossos do pulso dá para ver o crescimento da criança. Isso eu não sabia. Eu ainda lhe perguntei se era grave mas ele respondeu-me que íamos ver só depois dos exames e que mediante isso decidiria a melhor terapêutica. Ó pa... já fiquei alarmada!!! Mãe sofre!!! O sassaranico tem problemas respiratórios ( até já tem consulta no hospital de S. João no Porto num especialista de Pediatria de alergologia) e como se não bastasse agora a sassaranica não cresce o que devia crescer! Possa... Em pequena a sassaranica fazia muitas crises de ouvidos (otites) e andava sempre doente, até aos 3 anos foi assim mas depois de operada ( nariz, ouvidos e garganta) recuperou muitíssimo bem. Acredito piamente que o facto de ela estar atrasada no crescimento tenha muito a ver com a carrada de antibióticos que tomou quando fazia otites e amigdalites. Ah pois que isso faz bem a uma coisa mas faz mal a outras. Eu perguntei se o facto de ainda não ter mudado os dentinhos ( porque os primos com a mesma idade da sassaranica já andam todos fanados) se devia a esse atraso e ele respondeu que sim que como estava com o crescimento um pouco atrasado ou talvez lento ( não sabemos) que influenciava na queda dos dentes mas que isso não era problema e que até era bom porque quanto mais tarde caem os dentes mais forte é a dentição definitiva. Olha menos mal...
De qualquer das formas eu sou um gaja virado para o positivo e tenho a certeza que nada disso vai ser muito grave e que nada que uns remédinhos e tal não resolvam facilmente. Claro que vou andar ansiosa enquanto não souber o resultado dois exames mas fazer o quê né? Haja paciência!!!
Se não passar por cá antes desejo um bom fim de semana!
BJS

3 comentários:

Didi e Pepe disse...

poxxa mama... k afliçao...
tb passei por uma semelhante: os meus bebes sempre foram percentil acima dos 75...numa consulta o perimetro cefaliko do didi arrebentou a escala...ultrapassou os 95...a pedi, pediu a colega pra fazer uma eco a cabecita...e verifikou s k ele é mesmo cabeçudo.

...
tenta n t preocupares, talvez seja uma fase e daki a nada ela da um salto!

bjk fofos
lia, didi & pepe17m+2s

Lena disse...

Nao vai passar tudo dum susto vais ver;

e o importante é ela estar a ser acompanhada;)

mil bjs

Lena

Vanessa Caubianco disse...

Oi Orlanda, adorei sua visita no meu blog. Parabéns pelo seu blog tbm e pelos seus filhos!!
Um beijão
Vanessa Caubianco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...