terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Poupar, orientar e minimalizar

Essas tem sido as palavras de ordem esses últimos meses.
O passo inicial foi abrir uma poupança para os sassaranicos. A sassaranica já tinha uma mas as condições não me agradavam e acabei por fechar a conta e mover os valores para outro banco. Agora agendei um movimento mensal de 25euros para cada conta dela e o mesmo montante para a conta do irmão. Sei que a cada dia 5 do mês corrente é debitado esse valor na minha conta ordenado e transferido para as poupanças dos meus filhos. É uma sensação muito agradável ver o montante das poupanças a crescer todos os meses.  Anexada a esse poupança subscrevi um produto para mim que se chama"Reforço Poupança Amanhã" no valor de 30 euros mensais.
O meu ordenado não é muito elevado, e claro que as vezes esse dinheiro até me dava jeito para uma coisa ou outra extra. Mas também penso que aquilo que eu poderia comprar com esse dinheiro não passa mesmo de um extra supérfluo e posso bem remediar sem ele. Alem dessas poupanças tenho evitado tomar café na rua. Isso sim custa-me imenso porque eu sou uma apreciadora nata de um bom café, mas recuso-me a dar 0,60€ ou mais dependendo do sitio onde se toma por um bocadinho de agua escuro no fundo de uma chávena. É que bem pensado se tomar 2 cafés por dia como eu fazia ( 1 café de manha a seguir ao pequeno almoço tomado em casa e 1 café a seguir ao almoço) isso faz 1,20€ multiplicado por 7 dias da semana aumenta para 8,40€ e se agora multiplicar por 4 semanas do mês ( isso não contabilisando alguns meses que acabam por ter quase 5 semanas ) isso faz um gasto de 33,40€. Digam me la se visto desse prisma não parece terrível o valor??? Com esse dinheiro eu posso meter na tal poupança mas quem não tem, esse dinheiro dá para pagar a conta da luz, ou a agua e gás ou alimentação para a família. Se pensarmos bem nos gastos mensais se calhar podemos cortar em mais. Existem imensos pequenos truques que no dia a dia podem nos ajudar a poupar nos tempos dificeis pelos quais atravessamos tais como:

Exemplos que eu uso no meu dia a dia:
  • Ter o cuidado de fechar a torneira da agua enquanto escovamos os dentes, ou usar um copo para o efeito assim poupa se agua e a fatura mensal agradece.
  • Preferir duches a banhos gastam menos agua e menos gás. De preferencia fechar sempre a torneira enquanto se ensaboa mas isso é mais facil fazer de verão porque de inverno quem não tiver aquecimento na casa de banho fica a tilintar dos dentes com o frio.
  • Ter o cuidado de apagar a luz sempre que saio de uma divisão da casa.
  • Apagar as luzes pilotos tanto da TV como de radios ou leitoes de DVDs. São as chamadas luzes fantasmas que no fim de um ano de gasto pode aumentar o valor de até 35€ na conta.
  • Ter o cuidado de optar sempre por eletrodomesticos de classe A+. Eu entendo que no ato de compra custe desenbolsar mais uns euros porque são mais caros mas a longo prazo compensam no gasto de energia sem sombras de duvida.
  • Para quem cozinha em placas eletricas como nós la em casa, deixar fever e depois reduzir a intensidade da luz e cozinhar com as panelas tapadas. Os alimentos cozinham melhor e o fato de a panela estar tapadas rentabiliza melhor o calor e gasta menos energia, Para quem tem fogão a gás o sistema acaba por ser o mesmo mas em vez de baixar a temperatura de um 9 para um 4 basta rodar e diminuir a intensidade do gás ou seja por o bico do fogão no mínimo.
  • No supermecado levar sempre lista de compras para evitar comprar comprar produtos que nem fazem assim tanta falta na dispensa.
  • Nunca ir as compras com fome porque acaba por influenciar na altura e induzir a comprar algumas porcarias que tambem se dispensa no carrinho e na conta.
  • Os produtos de marca branca tambem são uma excelente opção. Alem do nível de qualidade ser muito bom são mais baratos.
  • Comprar embalagens familiares compensa porque acaba por se comprar mais por menos dinheiro tendo em conta a relação preço/quantidade. Mas é necessario ter sempre atençao a validade e se é um produto que usamos muito ou não para não acabar no lixo por se ter estragado. Os que compensam são os detergentes.
  • O combustivel.... esse desgraçado que anda tão caro. Podemos rentabiliza-lo se andarmos em velocidades moderadas e o carro tambem agradece pelo menos desgaste. Alem do mais ter cuidado de estudar qual o trajeto menor que pode fazer para se deslocar e optar por aproveitar uma saida e fazer os recados todos possiveis na mesma linha de trajeto. Quem puder tambem pode dividir com colegas de trabalho e em vez de ir cada pessoa em seu carro irem todos no mesmo e dividir combustivel e portagens e ou alternar cada semana entre si, Uma semana leva um o seu carro na semana a seguir o outro.
Esses são pequenos gestos que não custam nada fazer e que fazem imensa diferença a curto ou longo prazo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...