sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sementes de Chia , linhaça e outras

Completamente rendida... É assim que eu me sinto com a minha nova alimentação. Cortei completamente ao café e ao leite. Substitui por chá e bebida de soja. O café deixava me desperta mas também excitada e enervada ( talvez pelo facto de não me contentar com um, nem com dois e nem com 3 cafés ao dia). O leite deixava com azia e um ventre inchado. A verdade que retirando esses dois produtos senti-me imediatamente mais leve.

Outra alteração foi optar por massa e arroz integral. Confesso que no inicio estranha-se mas depois entranha-se. E podem vocês dizer: " Ahhh e tal e tal mas esse arroz integral custa o dobro do arroz normal!". Pois é verdade mas esse arroz ( ou massa integral) satisfaz mais do que o normal logo podem optar por diminuir à porção que ingerem. Feitas as contas acredito que um quilo de arroz integral acabe por equivaler a dois quilos do arroz normal ( ou 1 quilo e meio pronto...).

A elaboração de pratos coloridos com muitos legumes tem tornado as refeições muito mais divertidas e os miúdos adoram.
Existem milhares de receitas disponíveis online de pratos fáceis e saudáveis.
Vinagre balsâmico, limão, alho, ervas, especiarias... tudo tem valido para temperar e assim diminuir o uso do sal. Quando é mesmo necessário comprei o  Flor de sal (disponível aqui) que é menos prejudicial.

A minha descoberta favorita foi sem dúvida as sementes. As minhas preferidas são as de Chia. Conhecidas pelas suas inúmeras propriedades podem ser usadas misturadas na fruta, nos iogurtes (ou em Overnight oats) , no leite, no pão outra simplesmente da forma que mais gostarem. Eu gosto na fruta com requeijão light ou queijo fresco magro.

Implementei o hábitos das caminhadas - duas vezes por semana ao fim da tarde- e uma corrida aos sábados de manhã. Como tenho de levar os meninos as piscinas as 9h30 isso obriga-me a levantar as 6h. Há quem ache que eu dessa vez enlouqueci de vez porque como eu sou magra acham que não precisava disso mas isso não me demove. Não o faço para emagrecer faço para me sentir melhor, mais saudável e com mais resistência física porque passar os dias sentadas a secretária como eu passo não ajuda. Faça chuva sol ou vento eu vou correr porque isso revigora-me e deixa-me com uma disposição durante todo o dia fantástica ( tirando aquela hora a seguir ao almoço em que tenho de ir dormir ). 

São pequenos hábitos que se forem introduzidos aos poucos não custa nada e faz tanta diferença.... Vá experimentem mudar (para melhor) que não doi nada! Bom fim de semana.




1 comentário:

PINTA ROXA disse...

Tambem sou fã de sementes e desde que o médico me falou nelas por causa da minha anemia crónica, tenho vindo a ter sempre em casa sementes.
Gosto de todas e não fosse a minha filha torcer o nariz, ainda comiamos mais.
boa semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...