sábado, 22 de fevereiro de 2014

Arroz Xau Xau

Hoje era dia de levar os miúdos a natação. Digo era porque quando chegamos as piscinas estavam fechadas. Perguntamos a um senhor ( que sempre anda por lá - vá se lá entender o porquê ou a fazer o quê) o que tinha acontecido. O senhor explicou que tiveram uma avaria ontem à noite e por isso hoje não iam poder estar abertos ao publico.
Fiquei ligeiramente chateada porque podiam ter enviado um sms a avisar ( como sempre fazem). Adiante...
Já que estávamos na rua  ( ó minha rica caminha que estavas tão quentinha) aproveitei a viagem ( que o preço do combustível não está para brincadeiras) e fui às compras.
Primeira paragem : Lidl, segunda paragem: Continente. gastei 25€ no primeiro e 28€ no segundo. Desde que mudei a forma como nos alimentávamos lá em casa cada vez se torna mais fácil e menos dispendioso fazer as compras de alimentação para a semana.
Foram banidos os sumos de pacote, as bolachas, bolos, bolicaos e outros parecidos, os iogurtes de pintarolas, suissinhos, queijinhos (vaca que ri) e outros acabados em inho.
É verdade que eu nem me apercebia que gastava muita mais e que comíamos muito menos pior. O valor que eu dava por um pacote de bolachas ( cheias de açucares e chocolates) dá para quase 2 kg de fruta ( ex: maçã e banana ou banana e pêra ou ainda pêra e banana), uma opção sem sombras de dúvidas muita mais saudável.
O facto de eu planear antecipadamente as principais refeições para o cardápio semanal ajudam também a ter uma noção mais exata do que realmente preciso de comprar.

Sujestão para o jantar:

Creme de legumes: ( já ficou pronto à hora de almoço)

1 courgette
1 nabo
3 cenouras
1/2 couve-flor ( incluindo as folhas verdes)
1 chávena grande de feijão branco cozido
1 colher de sopa de azeite
flor de sal

Preparação:
Descascar os legumes, cortar em pedaços pequenos, lavar colocar numa panela com agua a ferver, cozer 15 minutos. Juntar flor de sal e azeite, triturar e servir.
Sujestão: colocar umas folhas de ervas ( hortelã ou manjericão) ou salsa picada.


E porque ainda tenho uma embalagem das antigas compras ( salsichas de frango- pelo menos são mais saudáveis do que as normais) no frigorífico hoje o jantar vai ser uma versão de arroz Xau-Xau

Imagem retirada da net


Prato 4 pessoas:

1 chávena 1/ de arroz
O dobro de agua
1 Cebola picada ( ou alho francês)
1 dente de alho
1 embalagem de salsichas ( ou bacon ou fiambre)
milho cozido ( ou cenouras cozidas)
ervilhas cozidas ( ou feijão verde cozido)
Pimento vermelho (opcional)
3 ovos
azeite q.b
Flor de sal

Preparação:
Descascar a cebola e o alho, picar finamente. Refogar em azeite até ficar translúcido. Acrescentar o arroz. Deixar fritar um bocado, acrescentar a agua e flor de sal q.b. Tapar a panela e deixar cozer em lume brando até o arroz ficar  cozido e seco.
À parte bater os ovos, levar ao lume uma frigideira anti- aderente e cozinhar os ovos em modo mexidos. Cozer as salsichas à parte numa panela com agua.
Colocar o arroz numa travessa e soltar com um garfo juntar os ovos, as ervilha, o milho e as salsichas e misturar tudo.

Pronto a servir
Dica para os ovos: Para obter ovos mexidos fofos devem se retirar do lume ainda meios crus e mexer ainda no calor da panela até ficarem cozinhados. Essa técnica evita a que os ovos mexidos fiquem demasiado secos.
Dica para as salsichas: Como já estão previamente cozinhadas pode optar por aquecê-las no micro-ondas as invés de cozer.

Bom apetite




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...