segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Como se faz uma saia tecido leopardo parte I

Vou aqui mostrar como facilmente se faz uma saia. A minha e da sassaranica é em tecido leopardo mas o processo da para qualquer tipo de tecido.
Uma saia classica para adulta:
Primeiro escolhemos no nosso roupeiro uma saia que gostamos e que esteja bem de medida.
A seguir dobrar o tecido a meio com o lado do direito virado para dentro. Colocar o modelo sescolhido por cima do tecido para tirar a medida e recortar.

 
 
Lembrem-se de que se quiserem fazer uma saia com racha atras não poderão usar essa tecnica porque a parte do tecido que faz a racha devera ser maior devido á medida extra de tecido necessaria para fazer a bainha da racha. Deverão então cortar o tecido em duas vezes ou cortar o tecido maior do que o molde para dar margem para as costuras. Como ja tenho uma certa pratica eu optei pelo corte com medida maior e depois ajustei o tecido ao corpo.

 
No tecido que vai fazer a parte de tras dobrar a meio e cortar.

 
 
 Na parte de tras vamos costurar os dois lados de dentro( aquele que acabamos de cortar ) deixando uns 25 cm em cima para o fecho, podem deixar mais e depois ajustam e deixando o tamanho que desejarem para a racha. Eu deixo tambem entre uns 20 a 25 cm ja a contar com a bainha do fundo.
 
Depois de costurado colocar em cima do outro tecido que ficou cortado com a parte do direito sempre virado para dentro ( tecido direito contra tecido direito) e com alfinetes vamos juntando os lados dos dois tecidos novamente para fazer as costuras laterais.Se tiverem dúvidas do tamanho podem medir com a ajuda da saia que escolheram para o molde.

 
 
Antes de costurar convem vestirem e verificarem se é necessario fazer alguns ajustes. Se sim, sem se picarem retiram o alfinite e ajustam apertando e alargando conforme o necessario.  A seguir é so costurarem pelas laterais sempre do lado de fora da medida dos alfinetes. Nunca por dentro senão estão a costurar retirando medida a saia.
Como o meu molde é de cinta alta e sem presilhas ainda foi mais facil. Basta ou virar o tecido para dentro uns 6 cm e fazer um cravado a toda a volta da cintura para para segurar, ou com tecido de forro fazer uma bainha virada para dentro.


 
 Quanto ao fecho infelizmente não consegui tirar foto. Eu sei que parece dificil mas não é. É só colocar o fecho com as duas partes de tecido que ficou virado para dentro e cravar. O fecho que eu tinha em casa é pequeno por isso eu vou comprar um maior para cravar. Entre amanha ou depois ja faço um post sobre isso. e pronto assim se faz uma saia clássica.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



















 

1 comentário:

carol disse...

Ola como se chama esse tecido?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...