domingo, 2 de março de 2014

Panquecas integrais com aveia

O domingo é de sorna. A Sassaranica não tem catequese por ser férias de Carnaval então decidi que não iria acordar os miúdos para irem à missa.

Há imenso tempo que não me lembrava de dormir até tarde. O Sassaranico nunca deixa. É um madrugador.
Fiquei admirada quando ( depois de sentir o corpinho pequenino e quente do meu filho a enfiar-se nos meus cobertores) olhei para o relógio e eram 10h30. 
Levantei-me e fui fazer o pequeno-almoço. A sassaranica já estava na sala desde da 9h a ver os desenhos animados.
 Fiz aquele pequeno-almoço que eles adoram, com direito a tudo e mais algumas coisa. Reparei que não tinha laranjas na fruteira para fazer o sumo então fui ao quintal buscar. Só quando me enterrei completamente e fiquei com os pés todos molhados na terra é que dei conta que a minha mãe tinha mandado lavrar o meu quintal. A minha mãe é que trata dessas coisas porque eu só entendo de colher. Adoro quando apanho a fruta do meu pomar e sinto aquele aroma matinal de terra molhada e fruta fresca. 

Das panquecas experimentei alterar a receita e ficaram ótimas.

Usei:
2 ovos
1 colher de fermento
1 iogurte natural
2 1/2 colheres  de floco de aveia integral
1/2 chávena de farinha de trigo T.65
1/2 chávena de farinha integral
2 tampinha de essência de baunilha

Passei com a varinha mágica os dois ovos com os flocos de aveia integral e a colher de fermento. A seguir juntei os restantes ingredientes e bati a mão. Deixei repousar uns minutinhos enquanto preparava o resto do pequeno almoço. Coloquei numa frigideira anti-aderente e em lume brando pequenas quantidades até formar panquecas altas e fofas.
À massa podem adicionar açúcar. Eu não uso porque eu e a Sassaranica gostamos delas assim. Ou podem servir com compota, mel e canela ou frutas.



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...