quinta-feira, 15 de março de 2012

O meu primeiro pão (de jeito) na MFP

Já consegui entender onde estava o meu erro. Era na medida da farinha. Eu medi 500gr no copo onde se mede a agua e a coisa não bateu certo! Sou mesmo dahhhh! Fartei me de pensar onde estava a errar e lembrei me que só podia ser da medida da farinha já que nas duas primeiras tentativas de fazer pão saiu me uma sola de sapato completamente húmida. Logo era falta de farinha. A hora de almoço decidi experimentar. Medi a agua no copo enquanto que a farinha pesei na balança. Fiz o pão no programa 5 de 58 mn e digo que o resultado pareceu me muito bom. Oram vejam la a diferença.

 Esse foi o primeiro que fiz em que me enganei na medida da farinha




 
Esse foi o que eu fiz já com a medida certa de farinha


Digam la se o segundo não ficou lindo?? Agora falta só confirmar se ficou bom de paladar.

A receita foi a seguinte:
320ml de agua morna
1 colher de sopa de açúcar
1 saqueta de fermento (usei da marca Vahiné)
580 gr de farinha de trigo T65
1 colher se sopa de sal
2 colheres de azeite virgem extra

Coloquei tudo pela ordem acima descrita e escolhi o programa 5 - 58 mn. Quando apitou desenformei logo o pão e ficou a arrefecer em cima da bancada da cozinha. Logo já vos digo se ficou ou não aprovado de paladar ;P

3 comentários:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Ando tão tentada em comprar uma!

Mas lá em casa quem come mais pão é o Pai e gosta mais de bolinha, baguetes e por ai

Milene disse...

Nem de propósito,comprei uma máquina igualzinha á uma semana atrás e desde aí que tenho feito experiências atras de experiências,ja mudei de farinha 3 vezes,o pão não cresce e fica húmido,pronto finalmente e com a sua ajuda já percebi o erro.Amanhã experimento de novo.
Obrigada.

Orlanda Moutinho disse...

Tania
Com a MFP podes fazer a massa e depois moldar em bola e acabar de cozer no forno assim o pai pode continuar a comer em paezinhos.

Milene
Realmente no inico eu estava a ficar triste e arrependida porque estava tudo a dar errado mas agora que apanhei o jeito o cheiro a pão quentinho não sai la de casa :)
Hoje de manha comi uma fatia desse pão que fiz ontem e ainda estava muito bom e fresquinho. Deixei guardado dentro de um saco plastico durante a noite para o pão não ficar seco e resultou muito bem. Fico feliz por ter ajudado.
Se tiveres alguma duvida ou dica podemos trocar sujestoes. O meu email é
orlandamoutinho@live.com.pt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...