domingo, 11 de março de 2012

Scones

Não sei se já vos contei ( mas provavelmente não) mas eu ADOROOOO scones. Eu sei... aquilo não sabe a nada e dai?? Eu gosto na mesma lol... Vai que esse fim de semana me lembrei e fiz uns para o lanche. Ficaram uma delicia. Até a minha mãe ( que nunca tinha provado) ficou fã. Pessoalmente, eu prefiro comê-los quentinhos com manteiga e doce de frutos silvestres, mas também gosto com queijo e marmelada, ou fiambre e manteiga. Para acompanhar um capuccino com muita espuma ou um galão da nescafé. No sábado a noite, fiquei só com o sassaranico em casa ( já que a mana quis ir dormir em casa da avó paterna). Não me apeteceu sair e em vez disso fiquei a relaxar no sofá, a ver TV e a actualizar a minha leitura dos blogues. Entretanto comecei a ver um filme e tal e tal, e eram umas 2h da manhã deu-me uma fome, tipo um ratinho que começou a roer na barriga e de repente se transformou numa enorme ratazana que me obrigou a sair do quentinho da manta e ir a cozinha fazer um chá de cidreira ( como era tarde não queria comer nada de muito pesado). Em cima da bancada, estava o ultimo scone, só e abandonado no pratinho. La veio o desgraçado para a sala fazer companhia ao chá. Com manteiga e marmelada soube-me uma maravilha.


Para quem quiser experimentar deixo aqui a receita:

400 gr de farinha sem fermento
1 ovo
80gr de acuçar
1 colher de fermento
30gr de manteiga
6 a 8 colheres de leite
Eu deitei também uma colher de óleo porque achei que a massa estava um pouco seca (ou dura). Misturei todos os ingredientes com a batedeira. A seguir enrolei umas bolinhas a mão, coloquei numa forma rectangular ( era de alumínio, daquelas que se pode deitar fora depois de usar, mas lavei-a e reaproveitei-a). Não untei a forma e levei ao forno previamente aquecido. Para ser sincera foi assim tudo a olho. Nem vi a temperatura nem o tempo de cozedura. Usei aquele velho método do palito. Quando espreitei o forno e vi que estavam a ficar dourados piquei com o palito e como o retirei seco ( sem vestígios de massa agarrada) desliguei o forno. Ficaram uma maravilha!
Espero que gostem! Bom apetite.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...