terça-feira, 13 de março de 2012

Cupões, talões e outras promoções

Hoje recebi pelo correio os meus cupões de desco nto do Modelo.



Como toda a gente já deve ter reparado os tempos que correm estão muito difíceis e na minha casa não é diferente da casa de muita gente. Um orçamento familiar limitado, algumas despesas fixas e gastos relativos a quatro pessoas. Nunca liguei muito a  poupar nas compras. Felizmente vivi sempre uma vida em termos financeiros folgada, nunca me preocupei muito se o preço do arroz ou açúcar era aqui ou ali mais barato 5 ou 10 cêntimos. Quando precisava ia as compras ao Modelo e comprava la tudo o que necessitava para aquela altura, comprava quase sempre produtos de marcas e chegava a caixa pagava o que fosse, 80€,90€,100€ ou  mais. Claro que não comprava para esbanjar ou deitar fora, apenas comprava o necessário para o uso da semana mas sem nunca ligar muito a preços e diferenças de preços entre supermercados.
Hoje em dia já não sou assim. Aproveito  talões, cupões, alguns descontosos e por uma diferença de  5 ou 10 cêntimos eu vou comprar a outro sítio. Onde eu moro existem imensos hipermercados e quase todos porta com porta o que significa que nem vou gastar na diferença do combustível por comprar aqui ou ali já que é tudo muito próximo.
Adorava comprar produtos novos e marcas diferentes,  experimentar isso ou aquilo. Hoje em dia também já não faço muito isso.
E devem vocês perguntar mas porquê essa mudança? Tudo isso mudou quando nasceu o meu segundo sassaranico. Acho que amadureci muito com o nascimento do meu segundo filho. Tomei uma consciência diferente da vida. Como tal quero criar os meus filhos e prepara-los para um futuro que se avizinha no meu ver difícil. Quer o que tenham consciência das dificuldades de muita gente. Que aprendam a ser responsáveis, poupados, generosos, a repartir quando podem com quem tem menos e o melhor exemplo para isso é começar com a educação financeira cá de casa.
Agora quando faço compras em bens alimentares é quase sempre os mesmos produtos, os produtos que eu sei que eles gostam, que eu sei que eles comem e que eu sei que não vão acabar por se estragar perdidos no frigorífico ou armários.
Preocupo me mais com a qualidade e do que com marcas conceituadas. Hoje sei por experiencia propria que produtos de marca branca são tão bons como outros quaisquer de renome e o preço é muito diferente.
Faço as compras semanalmente para não investir muito dinheiro de uma só vez. Conforme os produtos vão acabando na dispensa eu aponto na minha agenda fazendo uma lista de compras para a semana seguida assim sei que não me esqueço de nada.
O pão( 0,07€ unidade), o leite ( 0,49€ o litro), queijo flamengo fatiado (4,99€ kg), quarto de queijo( 1,92€) e fiambre (5,99€ kg)compro sempre no Pingo Doce que é mais barato.
Faço compras tambem no Mini Preço. Este mês aproveitei os descontos porque me sairam em produtos que gasto como por exemplo 25% em iogurtes marca MP. Não compro produtos só porque tem descontos. Compro apenas aquilo que ja comprava antes.
Os queijinhos ( tipo vaca que ri) compro da marca do Mini-preço. Regra geral eles custam 1,19€ 24 porções enquanto que os de marca custam 1,99 (ou mais depende dos hiper)na semana passada estavam em promoção e ficaram a 0,99€ 24 porções, manteiga light 0,89€, cogumelos 0,75€, 12 ovos classe M 1,48€, iogurtes para mim marca MP 4unidades a 0,60€, de vez em quando compro suissinhos 6 unidades a 0,82€. Compro gel de banho também da marca MP custa 1,64€  750ml.
Vou de vez em quando ao Lidl e de la só trago o café que é o único que gostamos em casa. É da marca Granadom e custa 1,99€ e é um frasco grande. Um frasco costuma dar para 15 dias.
O resto das compras faço num supermercado. Frutas e legumes fazem imensa diferença de preço. Um exemplo é nos broculos que eu compro por  0,99€ o kg ou pêras embaladas a 0.39€ o kg, bananas custam 0,99€ o kg mas já comprei a 0,68€. Couve-flor, batata, tomates, salada e outro legumes são mais baratos. Outra diferença que eu noto é nas cervejas. Tenho sempre no frigorico para visitas ou para usar em molhos. Eu compro sempre 10 cervejas minis tanto da marca Sagres como Superbock em todos os hiper custam 4,99€ e nesse supermercado custam 3,99€. É menos 1€ em embalagem. Acho a  diferença muito grande. Os iogurtes aroma Danone para o sassaranico la custam 8 unidades1,59€ noutro hiper são a 1,79€. Os pães de leite embalados no Modelo custam 1,99 € nesse super custam 1,29€. Esse são alguns produtos de que me lembro mas existem muitos outros, desde arroz, massa, papel higiénico que eu comprava antes a  2€ la compro a 1,48€, etc... etc... etc...
Detergente para a roupa já não compro porque faço eu mesma como expliquei neste post . Em casa  estamos completamente rendidos aos optimos resultados.
Deixei de fazer compras no Modelo porque os preços são sem duvida os mais elevados. Mas quando recebo os cupões de desconto vejo o que posso aproveitar e faço la compras. Os vales de 5 euros eu aproveito para gastar em carne no talho do modelo ou na peixaria. Quando não tenho os cupões compro no talho e peixaria do Pingo doce.
Com essa nova gestão aprendi a gastar menos, a poupar mais. O valor  que era de mais de 350€ mensais reduziu consideravelmente. Agora gasto dentro dos 200€/250€ em alimentação ( esse valor inclui alimentos produtos de higene pessoal e as fraldas do sassaranico). Mas vou tentar reduzir ainda um pouco mais ( isso se ainda for possivel).
E Vocês aproveitam bem os vossos Cupões, talões ou outras Promoções??? Ja pensaram em comparar os preços com supermercados no vosso mercado tradicional?? Comigo resultou muito bem, experimentem tambem e vão ver que vale a diferença!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...