quarta-feira, 28 de março de 2012

É de mim???

...ou cada vez há mais mês para menos ordenado???
Sinceramente acho que já faço um pouco de tudo ( Só falta mesmo começar a fazer o pino a ver se resulta) para poupar e mesmo assim chego ao fim do mês em red line !!Só espero que no orçamento do mês de Abril não apanhe um susto com a conta da electricidade porque ultimamente a minha nova amiga MFP farta de fazer  pãozinho. E se antes algum pão da padaria acabava por ir parar ao lixo de duro, esse que eu faço aproveita se todo. O pão mantém a frescura entre 2 a 3 dias ( devidamente guardado e embalado num saco plástico para não apanhar ar) e mesmo depois desse tempo fica óptimo em torradas. Hoje a maquina ficou programada para fazer um pão rústico com farinha já preparada da marca Nacional. É a primeira vez que uso essa marca e estou curiosa para ver o resultado. Ohhh meu Deus logo agora que estamos a chegar ao verão é que eu ando a enfardar me de paozinho quentinho com manteiga ( e compotas, ou queijos ou patés ou outras coisas deliciosas e cheias de calorias loollll).
Mas voltando a crise... ando seriamente a pensar começar a almoçar no serviço. O preço do combustível está um absurdo. Nessas ultimas semanas tenho abastecido com combustível da marca do Intermarché que é mais barata 10 cêntimos por litro do que na marca Galp mas mesmo assim o preço é um absurdo. Ultimamente até nas saídas de fim de semana cortei e se antes passeávamos ou íamos simplesmente tomar um café até a praia ( uns 100km ir e vir) agora nem isso. Não é que seja mau de todo até porque estar em casa com os sassaranicos apesar de cansativo é muito bom. Mas eu acho que tudo faz falta nem ficar sempre em casa e nem sair sempre. Meio termo. Só que agora tem mesmo de ser ficar por casa. As vezes ainda penso se consigo poupar em mais alguma coisa??!!!

Estão aqui alguns exemplos do que faço para poupar ( se alguém tiver algumas boas ideias também se aceitam sugestões )
 Sacos do lixo: antes comprava aqueles rolos pretos de sacos do lixo mas agora como faço compras num supermercado que dá sacos aproveito-os para lixo.
Pão, pão de forma, e brioche: Com a minha maquina de fazer pão agora faço em vez de comprar
Marcas conceituadas: Agora compro quase tudo da marca própria do hiper seja Pingo doce , Lidl ou Mini Preço, desde iogurtes a leite, seja massas ou arroz, bolachas, papel higiénico ou guardanapos. Para quê pagar mais se posso comer bem e mais barato?? Alem disso planeio as refeições para não comprar mais do que devo e não deito comida fora, aproveito sempre o que sobra para usar na refeição seguinte.
Electricidade: Em casa temos electrodomesticos classe energética A+, lâmpadas económicas, tenho feito cargas de roupa com a maquina mais cheia para diminuir o numero de maquina que tenho de pôr a lavar. Quando cozinho na placa desligo sempre antes e deixo a comida a acabar de cozer no calor da panela. Quando saímos de uma divisão apagamos as luzes e de dia opto por abrir as persianas e cortinas. Desliguei da corrente e guardei o radio-despertador ( já que durante o dia não estava ninguém em casa para ver as horas) e passei a usar o telemóvel para despertar de manha. A pagamos as luzes piloto.
Agua:  em casa tomamos duches e desligamos a agua enquanto no ensaboamos. Para lavar os dentes também não deixamos a agua a correr, em vez disso usamos um copinho com agua para bochechar no fim da escovarem.
Combustível??? Passou a ser de marca branca, andamos em velocidades moderadas e nada de grandes saídas ou passeios de fim de semana.
Roupa??? Tenho feito muito upcycling ( consiste num novo conceito em reaproveitar). Com a minha maquina de costura tenho reaproveitado e consertado roupa. Por exemplo: 3 batas que eram da minha avó passar a ser um vestido e 2 saias estilo vintage ( e que por acaso tem feito furor), as calças de fato de treino da sassaranica que ficam sempre com os joelhos polidos levam remendos em forma de flores ou corações em tecido de ganga de calças velhas, casacos de inverno levaram punhos novos em malha e assim aumentaram uns 10cm de mangas etc etc etc...

E depois desses truques todos onde posso eu mais inventar para o ordenar esticar???

Ai que a vida está tão difícil... e é de mim ou agora há mesmo... muito mais mês para menos ordenado???

1 comentário:

Ilda disse...

A vida esta mesmo dificil.
Eu ´faço quase tudo igual, so não coloco gasolna de marca branca porque moro perto de Espanha e vou lá colocar, ainda nao tinha pensado nisso do despertador, e o banho é tomado com a agua a correr, somos quatro cá em casa, por aqui a agua ainda não é das mais caras, i pior mesmo é o gás, o que vale é que também vem da vizinha espanha.
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...