terça-feira, 8 de maio de 2012

Saude 24 - 808242400

Apanhei UM susto tão grande e nem sei como tal me pode acontecer! A mim??!! Foi um descuido que ainda não entendi.
O meu Sassaranico anda ligeiramente com pieira ( por estar constipado). Desde dos seus 5 meses que sofre de bronquiolites recorrentes. No inicio do ano o pediatra mandou parar com a medicação diária ( 1 saqueta dia de Singulair granulado + 1 Puff da bomba Flixotaide) para ver como o Sassaranico reagia. Claro que deixou bem claro que se tivesse algum sintoma de tal, para fazer a medicação e em caso de febre ben-u-ron intercalado com brufen. Caso durasse mais de 3 dias deveria ligar-lhe.
Como já disse eu achei que estava com pieira então fui fazer os puff da bomba (mas de Ventilan que ele também usa em caso SOS). Como a bomba estava parada há uns meses tive o cuidado de abanar bem e de deitar a primeira bombada fora. A seguir fiz lhe a medicação normalmente mas no fim deu me um clic. Por algum motivo que ainda não entendi (  provavelmente instinto de mãe) fui espreitar a data de validade.
O meu coração quase parou quando me apercebi que me tinha enganado e que em vez de lhe fazer a bomba nova ( que só acaba em 09/2012) fiz lhe a bomba que acabou em 04/2012. O meu cérebro começou logo a latejar e a pensar o que fazer! Ligar ao pediatra??? Aquela hora da noite era chato! Leva-lo ao hospital??? Se calhar ainda saia de la mais doente do que ia?? Ir ao Centro de Saúde??? O mais provável era já nem terem consultas e eu ia ser obrigada a fazer um escândalo!!! Foi quando me lembrei da linha telefónica SAÚDE 24. Em outras situações de duvidas usei esse serviço e achei que tinha sido excelente e muito elucidativo, alem de que se houvesse algum problema grave eu sabia que eles encaminham imediata e directamente o doente para o hospital mais próximo da zona de residência e com entrada prioritaria.
E assim foi... liguei e fui super bem atendida por um profissional que me tranquilizou ( porque eu estava em panico). As indicações foi de vigiar o Sassaranico por 3 a 4 horas, vigiar prováveis convulsões ou outros sintomas diferentes e dar lhe muitos líquidos ( agua, leite ou chás ao gosto do bebe), não voltar a fazer a bomba fora de validade ( dahhhh isso nem era preciso dizer.... eu sei que fui burra mas...não ia repetir o mesmo erro crasso 2 vezes mas pronto... ) e de prosseguir com a medicação normalmente.
A verdade é que o sassaranico ficou logo sem pieira, não tossiu de noite, dormiu a noite toda ( aleluiaaa) e de manha acordou fino e super bem disposto!
E eu??? Tive o cuidado de pegar na bomba fora de prazo ( que por acaso eu achava que já tinha separado da outra medicação... não sei o que falhou)e coloca-la no saco da medicação que esta fora de validade (guardado num local de muito difícil acesso... nem com cadeira vai la... na cozinha em cima do armário que está atrás da porta da cozinha....).
Que susto!!! OMG

1 comentário:

Tânia ♥ O Nosso Mundo Perfeito ♥ disse...

Imagino o susto, mas os medicamentos fora de validade normalmente não fazem mal, podem é não fazer o efeito desejado :)

As melhoras do pequenino :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...