quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Caminhos cruzados

Quem me conhece ( e quando digo conhecer é conhecer mesmo até ao fundinho da alma) sabe que eu tenho uma costela um pouco Zen. Gosto de saber, de me informar, de ouvir e ler sempre mais sobre assuntos relacionados com natureza, espíritos livres, de como viver melhor e sobretudo de forma mais saudável.
Recentemente conheci uma pessoa. Na altura achei que era uma mera casualidade até porque conheci em trabalho, numa formação em que era suposto eu nem ter ido porque estava de férias. E falamos... trocamos conversa, impressões e pouco mais.
Pouco mais?? Na altura pensei que sim... Mas afinal...Será mesmo assim??...
As vezes o que na altura pode parecer pouco mais pode significar mudar imensa coisa.
Em conversa fiquei a saber desse site - Mind Body Green. Fui pesquisar e tenho lido bastante e vários artigos muito interessantes.
Encontrei um que me deixou a pensar. Falava em como pequenos gestos fazem grandes diferenças ( ok toda a gente sabe disso mas ninguém se lembra de aplicar na realidade...no dia-a-dia) e propunha mudar um pouco e abrandar o ritmo.
Um dos exemplos seria de manhã tomar o pequeno almoço com calma e ao invés de "engolir" a comida ( como eu faço todos os dias porque de manhã é sempre a correr) para apreciar, não só o paladar mas os cheiros/aromas, a textura.
Imagem retirada de MindBodyGreen

Hoje de manhã ia devorar o pequeno almoço como o costume e lembrei-me...não são mais dois minutos que me vão atrasar e ao contrário de todos os dias em que tomo o pequeno almoço de pé, sentei-me à mesa.
Levei lentamente a chávena à boca e permiti-me cheirar o aroma do café com leite. A sensação foi fabulosa. Fechei os olhos e fui completamente transportada para situações tão agradáveis cujo o cheiro de café estava relacionado. E viajei uns 12 anos atrás no tempo... revi-me no restaurante onde trabalhei na Suiça, revi-me rodeada de neve. Senti o calor do aquecimento central da casa situada nas montanhas onde eu vivia. Em  milésimos de segundos senti tanta coisa, senti-me aconchegada, senti-me feliz porque esse tempo foi muito feliz.
Sorri... e pensei que algumas pessoas as vezes cruzam o nosso caminho, a nossa vida, não por mera casualidade, mas para que possamos aprender, mudar e evoluir.

Hoje sou eu que irei cruzar o vosso caminho e esperar que esse pequeno gesto - Mind Body Green - traga um pouco mais a vossa vida como trouxe à minha.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Balanço 2013

Ando há alguns dias a pensar no que quero escrever.... Odeio quando me sinto assim porque a escrita parece-me forçada e acaba por não sair  nada de jeito como eu quero.

Pensei em contar como foi o fim de semana com os miúdos.... bla bla bla... o costume! Saltos, maluqueiras, atividades lúdicas, lanches, lareira... bla bla bla... mais do costume!

A seguir estive quase para escrever sobre as minha ultimas peripécias com a cor do cabelo. Primeiro aclarei demasiado a ponto de parecer a Marilyn Monroe. No dia a seguir acordei super cedo para refazer a cor e enganei-me ( é o que faz ser míope como uma toupeira e não usar os óculos ou colocar as lentes) a ver os números da tinta. Nem tinha 5 minutos de tinta quando comecei a ver o cabelo a  ficar todo cinzento. Fui a correr lavar mas já era tarde (se fosse para ficar daquela cor não tinha pegado tão rápido de certeza) e fiquei com o cabelo a parecer uma velhinha.Vai disso e logo a seguir, acende-se uma light e saí-me uma brilhante ideia;  pintar com a tinta do costume ( pois!!! a pensar que ia acontecer um milagre e ficava linda novamente) e o cabelo ficou verde! Sim... VERDE! Nem sabia se me ria e cantava o hino" Viva o Sporting" ou se me punha a ganir! Entre misturas de cores la consegui tirar o verde e fiquei loiro mel com umas madeixas verdes muito disfarçadas ( não gosto muita mas é sem dúvida melhor que verde... blhecccc... ) A conta disso tem me doído o cérebro o couro cabeludo e só tenho sonhado que fico careca ou com peladelas. Valha me Deus!!
Ok! Ok! Mas esse post não foi pensado para escrever sobre as minhas mais recentes peripécias com o cabelo.

Hoje decidi falar sobre esse ano. Sim o ano todoooo ( mas resumidamente)!

2013
Foi sem sombras de dúvidas um daqueles anos que nem sequer consigo definir. Não consigo entender se bom ou mau. Se foi espetacular ou se foi terrível porque acho que teve um pouco de ambos em igual medida.
O bom foi extremamente bom e o mau... foi demasiadamente mau.

Tive dias de extrema felicidade. Tanta que o meu peito parecia que ia explodir. Tanta que até doía.
Tive outras alturas em que as dificuldades que eu tive de enfrentar foram tão difíceis que quase conseguiram trespassar-me a alma de tanta dor.
Tive dias em que me agarrei à vida e lutei como uma leoa.
Tive momentos em que me deixei ir abaixo porque achei que não iria conseguir avançar.
Tive certezas, tive dúvidas, tive alegrias, tive receios, surpreendi-me positivamente com algumas coisas , desiludi-me com outras....
Quase a chegar a reta final desse ano dei por mim e parar um pouco e a refletir (como faço todos os anos nessa altura).
Valeu a pena tudo?!
Podia ter feito melhor?!
Mudaria alguma coisa?!
Aprendi alguma coisa?!

Valeu sim tudo o que passei. Se calhar podia ter feito muita coisa de uma forma melhor mas em todas as situações fiz sempre o que pude, como sabia e sempre com a melhor das intenções.
No entanto não mudaria uma vírgula de todo esse ultimo ano porque foi o ano em que mais mudei, mais aprendi, mais cresci e apesar de tudo ou de muita coisa foi o ano em que mais feliz fui.


A cada fim de ano sempre faço essa introspeção seguida daquela fatal lista de objetivos para 2014.
Esse ano não irei propor-me nada... Nada.
Esse fim de ano o meu único intuito em 2014 será somente de ser Feliz e repartir essa felicidade com quem me rodeia ( upss acho que acabei de propor um objetivo não foi?? )
Afinal o mais importante na vida é Ser feliz.... Certo?!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...