quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hoje é o 3º dia

que o meu sassaranico dorme toda a noite até as 9h da manhã, hora em que eu tenho de o acordar senão fica tarde para leva-lo ao infantário. Tem sido uma maravilha. Agora já começo a ficar mais convencida que ele está a entrar nos eixos em questões de dormir a noite toda LoL
A mana hoje de manhã encontrei a prendinha que a fadinha dos dentes lhe deixou. Sim porque ainda não tive tempo de contar a última que aconteceu cá em casa. Na terça-feira a noite a sassaranica estava a brincar com o mano no quarto dele e de repente começou a gritar imenso. Eu e o pai fomos a correr ver o se passava e quando chegamos lá a sassaranica estava com a boca toda ensanguentada e a chorar.
Ela só dizia:"Ahhhh, o meu dente, o meu dente? O mano arrancou-me o meu dente e eu agora não sei dele!!! Procura mamã, procura... que sem dente a fadinha não me vai deixar prenda!!!"

Ehehehe... pois é... a miúda estava mais preocupada pelo facto "da prova do crime" não aparecer e de não vir a receber a prenda do que pelo facto do dente ter saído ainda estava ele a começar a abanar.
Eu e o pai nem sabíamos se nos riamos, se procurávamos o dente ou se a havíamos de a levar para a casa de banho para lavar a boca.
A verdade é que demoramos algum tempo até conseguir encontra-lo.
Como aconteceu tudo isso? Simples!! A sassaranico na brincadeira pôs a mão do mano dentro da boca dela e ele puxou-a com força para tira-la e nessa altura o dente veio junto. E pronto esse dente ficou arrumado e já deu direito a um bonequinho eheheh.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Morder na Creche

Vou transcrever o texto que a educadora do sassaranico me deu.

"Morder...
Uma coisa muito comum nas Creches - mas que costuma provocar muita preocupação nos pais - é as mordidelas. Principalmente no período de adaptação, em que, além da maioria das crianças estar a viver a sua primeira experiência social extra-familiar, os grupos estão em fase de formação, de "primeiras impressões", ou em situações de entrada de crianças novas para a sala, as mordidas quase sempre fazem parte da rotina diária das crianças. Não é fácil lidar com esta situação, tanto para os pais ( é muito doloroso receber o filho com marcas de mordida!), quando para nós, Educadores (que nos sentimos impotentes, na maioria das vezes, sem conseguir impedir que elas aconteçam).
É importante pensarmos sobre esse tema; Por que é que as crianças pequenas se mordem umas às outras e às vezes até a si mesmas? Expressão de agressividade? Violência? Stress? Sentimento de abandono?
As crianças pequenas geralmente mordem para conhecer. Para elas, tudo o que as cerca é objecto de interesse e alvo de curiosidade, inclusive as sensações. O conceito de dor, por exemplo, é alvo que vai sendo construído a partir das suas vivências pessoais e principalmente sociais, e não é algo dado a priori.
Mordendo o outro, a criança experimenta e investiga elementos, físicos, como a sua textura (as pessoas são duras? São moles? Rasgam? Partem?), a sua consistência, o seu gosto, o seu cheiro; elementos "sexuais" (no sentido mais amplo da palavra), na medida em que morder proporciona alívio para as suas necessidades orais ( nelas, a libido está basicamente colocada na boca) e ainda investiga elementos de ordem social, isto é, que efeitos esta acção provoca no meio (o choro, o medo ou qualquer outra reacção do amiguinho, a reprovação de Educador, etc).
É claro que, vencida esta primeira etapa de investigação, algumas crianças podem persistir em morder, seja para confirmar as suas descobertas ou para "testar" o meio ambiente (disputa de poder, questionamento de autoridade, etc). Ou ainda, pode ser uma tentativa defesa: ela facilmente descobre que morder é uma atitude drástica. Raramente a mordida é um acto de agressividade, e muito menos de violência, a não ser que estejam a viver alguma situação de intenso stress emocional em que todos os outros demais recursos estejam esgotados.
Com o passar do tempo de trabalho em grupo o Educador tem a possibilidade de planear as suas acções e estratégias no sentido de fazer com que as crianças possam reflectir, sobre a questão."

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ferradelas

O meu sassaranico anda maluquinho de todo na creche. Há uns tempos para cá só quer morder. Hoje cheguei a creche e ele tinha mordido mais uns quantos amiguinhos. Mas quando digo que morde é que morde mesmo do género de tirar mesmo pele e tudo. Ele faz isso numa fracção de segundos. Ainda esse domingo a amiga da minha filha ( que tem 5 anos) estava la em casa. Deixei-a a brincar com o sassaranico por uns segundos no quarto dele e foram os suficientes para ela começar a gritar e chamar por mim. Só foi o tempo de eu voltar da cozinha e ele estava pendurado na cara dela e com as mãos completamente enroscadas no cabelo dela. Deu-lhe uma enorme ferradela na cara. A menina ficou logo com a cara pisada. Aiii e eu fiquei pior do que estragada. A mãe da menina não ficou chateada ( pelo menos acho eu) mas eu fiquei.
Hoje chego ao infantário e as duas meninas que estavam a porta quando entrei tinham 2 medalhas gigantes nos queixos. A educadora disse que ele passa o dia a correr de gatas atrás dos miúdos todos a ver quem pode apanhar para ferrar. A educadora também me disse que essa fase é normal e até deu um papel aos pais no dia na reunião com um texto que dizia: " Morder na creche!". Por acaso ainda não o li mas logo vou perder ( perder não, nesse caso é investir) 5 minutos para ler as explicações do porquê que os meninos ferram. Amanhã venho cá postar o que estava la escrito.
Ai a minha vida que cheira-me que esse caganato vai ser bem pior de aturar do que a irmã.
Vai ser jeitoso, vai vai!!!

Outra novidade

Pois é hoje o dia corre-me bem ehehe, isso é só novidades e das boas!! A sassaranica já tem uma professora nova!!! Yupiiiiii. Ontem a minha filha chegou em casa toda contente a dizer que a nova professora se tinha ido apresentar e que em princípio que começava hoje a dar-lhes aulas. A sassaranica estava tão contente que repetiu-me umas 4 vezes que tinha uma professora nova. De cada vez que me contava dizia:
" Ó é verdade mamã... já te tinha contado!!" Lol
Mas essa minha filha é muito boa. Porque ontem antes de ir dormir ainda me disse:
Ela:" Sabes mamã a professora C. vai ter saudades nossas e disse que vinha visitar-nos!"
Eu:" Oh deixa para la filha. Ela já devia ter saído mas há muito mais tempo!"
Ela:" Oh eu até gostava dela!"
Eu:"Então a professora bate e tu ainda gostas dela?"
Ela." Ó mamã, coitada... ela ´tava zangada mas depois passou-lhe. Sabes é normal as vezes os grandes zangarem-se. Mas depois passa!"
Essa minha filha é tão compreensiva e tolerante. Nem sei se isso é bom ou mau!
Eu expliquei-lhe que é normal as pessoas as vezes ralharem, mas bater isso não.
Ela deu-me um beijinho de boa noite e a seguir dormiu!!

MILAGRE DOS MILAGRES

Heis que o meu sassaranico dormiu a primeira longa noite inteirinha!!! Nem posso acreditar nisso... Já uma outra vez tinha dormido umas 5 horas seguidas mas como essa noite nunca. Ontem jantou muito bem (para variar LoL) e a seguir foi lavar os dentitos, xixi (entenda-se por mudar a fralda eheh) e cama. Entretanto deitei a mana, fui arrumar umas roupas minhas ( remexer no armário a ver as peças mais quentes para o tempo que aí vem), fui tomar banho e ainda passei um cestão de roupa a ferro e o meu pequenote sempre a dormir. Bem... decidi deitar-me. Ainda levei p PC para a cama para fazer tempo. Quando olhei para o relógio já era meia-noite. Entretanto o sassaranico começou a chorar e eu pedi ao papá para lhe mudar a fralda que eu ia fazer um cerelac líquido para lhe dar no biberão. Eu estava na cozinha e o meu marido chegou quase logo atrás de mim a dizer que o bebé afinal estava a dormir. Ele devia estar a sonhar e por isso chorou um bocadito mas adormeceu logo. Ficamos os dois a olhar um para o outro sem saber se o acordávamos ou não para lhe dar o bib. Como eu já tinha aberto a papa decidi tentar dar-lha. Peguei no sassaranico ainda a dormir e ele mamou ainda um bom bocado. Não sei quanto ao certo, não deu para ver porque eu tinha a luz do quarto dele apagada para ele não despertar. Mudei-lhe a fralda ainda a dormir e depois de ele arrotar voltei a enfia-lo na caminha dele. Aconcheguei-lhe os cobertores até ao narizinho e assim ele ficou a dormir até as 9h10. MARAVILHA!!! Quando acordei de manhã ainda estava meia incrédula e cheguei a duvidar que ele tivesse dormido a noite toda. Perguntei ao meu marido se ele se lembrava de eu me ter posto a pé de noite. É que as vezes eu levanto-me de noite para dar de mamar e de manhã já nem em lembro quantas vezes foram e nem a que horas de tão confusa e perdida que eu estou de sono LOL. Mas essa noite não... essa noite dormimos todos la em casa... no sosseguinho! Será? Será que o meu lindo vai finalmente me presentear com as noites interinhas? Ai que eu compro meia dúzia de foguetes e faço a festa ai se faço eheheheh

PS: Outro assunto... desde que comecei a dar leite no bib ao sassaranico que ele deixou de querer a mama. A minha mãe disse me que é muito normal acontecer isso . É que na mama ele tem de puxar e no bib não dá trabalho quase nenhum porque o leitinho caí-lhe mais facilmente. Por um lado estou um bocadinho triste mas por outro estou feliz por ele estar a fazer o desmame dele sem dramas. Estou muito feliz por já ter chegado pelo menos até aos 13 meses de amamentação. Da mana so consegui os 4 primeiros meses talvez por falta de informação ou apoio. Mas desse meu pequerucho tentei e consegui. A ajuda e apoio do papá tambem foi muito importante!!

Hoje sinto-me feliz... imensamente feliz!!
Quanto não vale uma noite bem dormida... faz maravilhas!!! Ehehehe

domingo, 24 de outubro de 2010

Dominguinho de sorna!!

Hoje está um dia daqueles em que não apetece fazer nadinha. Uma chuvinha miudinha la fora! o meu sassaranico está a dormir uma sesta. Desde de quinta feira que está adoentado. Ja o levei ao pedi e está a fazer antibiotico porque tinha os pulmoes um pouco inflamados. As tais bronquiolites!!! Mas agora já está a ficar melhor.

A mana está no quarto dela a brincar uma amiguinha. Estão divertidissimas. So que com a brincadeira fazem uma barulheira infernal LoL. Ainda me vão acordar o bebé ehehe.

Quanto a mim... estou a passar um bocadito de tempo na net. Se eu quisesse não me faltava trabalho ca em casa para fazer mas nao me apetece. Estou com uma preguiça daquelas eheheh Hoje vale tudo... Bolg, Facebook, MSN,... tudo que não implique eu mover me do sitio

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Obrigada a todos

Obrigada mesmo pelos comentários a vocês todas. Realmente não está a ser uma situação nada fácil principalmente porque cada dia que passa sei de mais coisas que a professora tem vindo a fazer. Isso está a ser desgastante para mim. A ideia de eu criar a minha filha com tanto amor e de repente entrego-a num sitio onde ela sofre?! Isso é horrível. Hoje ela pediu-me para não ir a escola.
Quando eu acordei ela estava deitada no chão do meu quarto em cima do tapete do lado do pai. Eu perguntei-lhe o que ela estava a fazer ali deitada e ela apenas me disse que estava a espera que nós acordássemos. Perguntei-lhe porquê ela não se tinha deitado na cama connosco e ela respondeu-me que não sabia se eu deixava. Logo de manhã fiquei com as lágrimas nos olhos. Disse-lhe que ela podia vir para a minha cama sempre que quisesse ou sentisse necessidade ou medo. Que podia sempre vir para a beira dos papás que nos íamos estar sempre ao pé dela para ajuda-la. Como pode ser possível lidar com esse sentimento que eu sinto de tanta frustração?? Queria poder protegê-la de tudo de mau e feio que tem esse nosso mundo.
Esse fim-de-semana a minha amiga vai falar com a directora da escola que é vizinha dela e ver se já tomou alguma atitude. Se não tiver ainda feito nada, nós pais vamos tomar uma atitude. Só não sei bem ainda o que vou fazer mas vou aproveitar o fim-de-semana para pensar nisso.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

resultado da reunião

Falei coma directora e pelos visto ela já desconfiava que alguma coisa de errado se passava. No entanto ficamos assim como que águas de bacalhau sem nada em concreto resolvido. Eu compreendo que a situação não seja fácil mas alguma coisa vai ter de ser feita. Dia 28 de Outubro tenho uma reunião marcada no agrupamento com a CCPJ (Comissão de protecção de crianças e jovens). Nessa altura vou aproveitar e expor o caso. Contei ao meu marido o que se passa e ela está furioso. Ele até me disse que nem ia pedir explicações hoje sozinho que ainda era capaz de bater na professora.
Ai hoje estou com a cabeça quente!!

Ultrajada, revoltada, zangada e mais adjectivos acabados em "ada"

Já ha alguns dias que não tenho vindo postar mas apenas por falta de tempo. No entanto hoje não podia deixar passar uma situçao que me aconteceu e tive de arranjar tempo para vir aqui contar. A minha sassaranica tem 6 anos e pela primeira vez está a frequentar a escola. O que deveria ser uma experiencia maravilhosa está a ser um filme de terror. Tenho vindo a aperceber-me que a professora não parece muito competente pois uns meninos trazem trabalhos de casa ou não trazem. Uns trazem uns livros para casa outros meninos jã razem diferentes. A professora mandou os manuais para os meninos levarem para casa pois não os queria. Isso ja me incomoda mais. Então andam os pais a gastarem dinheiro em livros para depois a professrora dizer que não os usa? Começa a estranheza por aí. Até que semana após semana sinto e apercebo-me que a minha filha vive ansiosa e aflita pela chegada do fim-de-semana. Mas mais uma vez penso que é uma reacção típica de uma criança que está ansiosa pela brincadeira. Até que um dia oiço uma conversa da minha filha com o primo que está na mesma sala. Estavam a conversar sobre os " nomes" que a professora chama aos meninos. O quê?? Aí alto e para o baile!!! Meti-me na conversa dos miudos e perguntei o que era aquilo que eles estavam a falar. Foi nessa altura que eu soube que a Exa. Sra. professora maltrata verbamente as crianças com nomes como " Cabeça de Pita" e afins. Pelos vistos chama mais palavrões mas como a sassaranica não está habituada a essa linguagem cá em casa ela nem soube repetir as outras coisas que a prof chama. Fiquei fula mas como a prof pediu destacamento deixei passar na esperança que ela se fosse embora. O tempo foi passando... Ontem a sassaranica chegou em casa a dizer que a professora lhe apertou o pesçoco mas como tenho estado em conflito com a sassaranica porque primeiro dava o lanche e agora simplesmente o deita fora pensei que ela me estava a dizer aquilo para mudar o rumo a conversa e não dei a devida importancia. Engano meu ... e dos grandes! Hoje de manhã recebi uma chamada telefónica no meu serviço. Era uma amiga minha que tambem tem a filha na mesma sala da minha. Ela começou com a conversa do quê eu achava da prof e conversa puxa conversa descobrimos mutuamente com a partilha d einformações que o problema era muito mais grave do que pensavamos. Foi mesmo verdade que a professora apertou e bastante o pescoço a minha filha, assim como bate com os cadernos noutros meninos, que maltrata psicologicamente a filha dessa minha amiga ao ponto da miuda chorar todos os dias e de ontem chorar tanto mastanto que hoje de manã nem condições fisicas teve para ir a escola. Ontem a hora de almoço a professora zangou se e pôs os miudos todos da sala dela fora do refeitório sem sobremesa. Foi uma auxiliar que veio depois com a fruta partida aos bocadinhos dar aos meninos para eles comerem com a mao pois nao achou bem que ficassem sem a fruta como sobremesa. Estou revoltada com isso por isso como Representante dos pais da Primeira Classe marquei uma reuniao para hoje as 13h com a directora da escola para esclarecer a situação.
Por isso vou sair agora porque já se está a fazer tarde. Logo passo cá contar o que se passou. Mas estou com uns nervos de Leoa.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Leite materno

Pois é ontem não me devo ter explicado muito bem quando falei que o sassaranico mamou leite da nestlé 1+. O leite que dei não é leite de farmacia mas sim leite de vaca ( de pacote). O pediatra do meu menino disse me que como ele ja tem 1 ano que eu podia introduzir o leite como o que nós, os adultos, bebemos. No entanto que fique claro que eu não lhe dei esse leite por não o querer amamentar, não senhor!!! Eu continuo e quero poder continuar a amamentar enquanto eu e o meu filho nos sentirmos bem com isso. O sassaranico mama de manhã quando acorda, à noite ( depois de jantar e de dormir um soninho) e por vezes mama 1 a 2 vezes durante a noite. O biberão de leite de vaca é so se eu não chegar a tempo de lhe dar a mama.
Como já disse eu estou a estudar à noite e tenho aulas até as 23h30. Normalmente chego em casa antes de ele acordar para mamar mas se me atrasar o papá ou a vóvó podem dar biberão com leite de vaca. Poderia tirar com a bomba mas acho que não justifica pois ele quase que nunca acorda sem eu ja ter chegado.
Eu gosto muito dar a maminha ao meu menino e sei muito bem que o meu leitinho é o que de melhor lhe posso dar por isso não se preocupem que eu nao penso deixar de amamentar tão cedo LOL eheheh
Um beijinho grande

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desactualizado

É assim que sinto o meu cantinho. Ando sem tempinho nehum para vir escrever. É o trabalho, a casa, os filhos, estudar, ... enfim um pouco de tudo a atrasar as novidades. Quanto ao curso resolvi mudar e fazer a licenciatura de Ciências Empresariais. Foi Culpa do marido que me incentivou ehehe. Estou aqui a rir-me mas devia era estar a chorar só de pensar nas despesas que isso acarreta. Livros, propinas uiuiui... Estou a pensar seriamente arranjar um trabalho ao fim de semana para ajudar nas despesas porque isso não está fácil e o dinheiro não estica ( infelizmente). Tenho algumas fotos da festa de anos do sassaranico que queria pôr no blog mas estão na maquina da minha sogra. A minha estava sem pilhas e ainda cheia com fotos do baptizado dele. Não pude passa-las para o meu PC porque esse foi para arranjar. O meu marido teve a brilhante ideia de lhe fazer não sei o quê e ele simplesmente... pifou... com todas as fotos dos meus filhos la dentro desde o dia que nasceram. Só espero que o técnico me consiga salvar a informação senão eu ainda assassino o meu marido lol.
Os miúdos... estão lindos, lindos! A sassaranica está esperta que eu sei lá. A escola dela está a correr muito bem. O sassaranico já começa a dormir melhor. Eu acho que deve ser porque o tempo refrescou. Ele sente-se muito aflito com o calor e transpira muito.
Na consulta do ano o pedi liberou o leitinho de vaca. Apesar de continuar a ser amamentado já experimentamos o leite da nestlé crescimento 1+ e ele gostou. Mamou 200 ml acho que foi bem bom. Essas 2 noites que passaram foram um bocadinho chatas para o sassaranico e também para mim. Ele tem feito imenso xixi de noite e acorda com o pijama todo molhado. Eu mudei-o tarde da noite mas as 4h da manha a fralda já estava ensopada até mais não. Se calhar ainda vou ter de voltar ao sistema antiga das duas fraldas ehehe
E pronto acho que por hoje já está!
BJS

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Consulta


Como disse na quarta-feira, o sassaranico teve de ir ao pediatra. O sassaranico foi auscultado e era o que eu temia... Bronquiolite. Mal entrei no consultório o pedi perguntou logo:
"Então mamã? O nosso menino já está avariado outra vez? Pois é começa o tempo frio e isso nota-se logo nos bebés!!"
Apesar de tudo ainda me ri um bocadinho! Além de ser auscultado o pedi fez a consulta do ano. O sassaranico está com um bom desenvolvimento com 76 cm de comprimento, 10500kg de peso e 46,5 cm de perímetro cefálico. Quanto a alimentação o sassaranico ele pode comer igual ao resto da família, claro que sempre com moderação de sal e condimentos. Quanto ao leite de vaca ja podemos introduzir. Pode ser gordo ou leites de crescimento daqueles da nestlé ou mimosa (passo a publicidade). No entanto o pedi passou-me a declaração para eu ter direito as 2 horas por dia para continuar a amamentação. Ele disse que isso já era escolha minha. Se eu quisesse que podia dar leite de vaca mas se não quisesse, então sim senhor, que podia continuar a dar mama. Vamos então continuar com a maminha mas se me atrasar por causa das aulas a noite pelo menos o papá já pode dar do outro leitinho.
O sassaranico vai começar a tomar vitaminas , o Protovit. Ele está a tomar ferro e Vigantol e quando acabar o que tem nos frascos então começa o outro. Para a bronquiolite continua com o pulmicort ( que faz diariamente desde os 5 meses) e com o ventilan (quando está mais atacado). Volta a tomar os saquinhos de Singulair que é para prevenir as crises.
E pronto assim já não precisamos de ir a consulta do dia 7 porque já fica feita.
Se me lembrar de mais alguma coisa passo mais logo para contar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...