domingo, 27 de abril de 2014

2 semanas em Londres

Do Insurance Number já está o assunto tratado. Recebi a carta no dia da entrevista mas vinha com o meu nome escrito no masculino. Para a entrevista não fazia nenhum mal, mas para abrir a conta no banco já não deu. Whatever.... Agora vou ter de esperar até receber o comprovativo do numero em casa para poder ir ao banco.

Essa semana no trabalho correu bem. O meu boss deu-me trabalho full-time (yupi ainda estava no training ou mais conhecido por tempo de experiência) e ainda me perguntou se eu queria ser manager de uma das lojas dele. Claro que fiquei hiper super mega satisfeita. 

Arranjar trabalho em Londres não é tarefa fácil. Há muita oferta mas a procura é tão maior. São centenas de pessoas a chegarem a esse país todos os dias na esperança de arranjarem qualquer trabalho. 

Amanhã começa a terceira semana em que estou em Londres. Acho que posso dizer que o balanço está a ser positivo. Do dinheiro que trouxe ainda não gastei muito. Tenho tentado comprar o básico e não fiz gastos supérfluos em nada. Tenho carregado o meu Oyster ( passe do metro) que me custa todas as terças feiras 36 libras e posso andar da zona 1 a zona 3, e feito algumas compras de supermercado. Fui duas vezes ao Strabucks. Sem dúvida o melhor café que já fui. Tem cappuccinos descafeinados ( e frappucinos de fruta) que são do outro mundo e os muffins são de comer e chorar por mais. Eu fui duas vezes mas é coisa para não poder repetir ou pelo menos não enquanto não estiver a trabalhar a 100%. Cada cappuccino tamanho pequenos custa 2,29£ e cada muffin custa 1,99£. É um pouco caro!

Hoje como é domingo fui novamente a missa a Cathedral de Victória. Ainda chamei a minha amiga mas ela não quis ir, disse -me que não conseguia acompanhar. Eu já consigo e gosto imenso. Em Portugal ia todos os domingos ( as vezes ia mais como sentido de obrigação por ter de levar a seguir a Sassaranica a catequese) mas aqui é diferente, vou mesmo com vontade. Acho que ir faz-me sentir mesmo só, mais perto de Alguém que me pode proteger mesmo eu não vendo. 

Todos os dias falo com os meus Sassaranicos. Tenho tantas saudades deles. A voz deles, as risadas, conversar... Da-me um aperto no coração não lhes poder dar um beijinho de boa noite. O que me dá força é eu saber que estou a fzaer isso pelo bem deles e pelo futuro deles. Combinei com o meu marido que primeiro vou tentar instalar-nos, tipo arranjar uma boa casa e escola perto de forma a não termos de gastar muito dinheiro em despesas fixas e se não conseguir isso em pelo menos 3 meses ou antes de começar o ano letivo então fico na casa das minhas amigas, junto o máximo de dinheiro que conseguir e volto a Portugal daqui a 6 meses.

Tenho de manter me focada nesse objetivo e de forma positiva a ver se dá certo!




segunda-feira, 21 de abril de 2014

Outro dia a tentar conhecer Londres

Hoje fiz uma boa...
Fui passear a pé e perdi-me. Como a minha Sassaranica ia começar nas competições da natação e teve de desistir por causa da futura vinda para Londres decidi ir procurar um complexo desportivo daqui. Pesquisei na net e encontrei. É relativamente perto daqui a pé. O complexo desportivo tem várias outras atividades alem da natação. Tem ioga, ginástica, uma cheche onde as crianças podem ficar 2 horas por dia e fazerem atividades. Tudo muito simples e sobretudo muito fácil de encontrar e mesmo assim eu consegui perder-me. 
Eu estava a caminho do pavilhão e encontrei um parque fantástico com escorregas, baloiço, um espaço verde enorme onde os meus filhotes vão poder brincar. Atravessei a avenida principal para espreitar o parque. Big mistake. Entrei pelas estradas laterais e nunca mais encontrei o norte e nem o pavilhão. Passado alguns minutos, reencontrei o acesso à avenida principal mas com a confusão de estradas acabei por fazer o caminho ao contrário.Andei, andei, andei.... E nunca mais reconhecia a estrada até que me apercebi que estava a chegar à estação seguinte.
Apanhei o metro e voltei atrás. Cheguei em casa super moída. Acho que ainda não me habituei ao facto de ter de andar a pé. Em Portugal era capaz de dar duas ou mais voltas de carro até encontrar estacionamento à porta do sítio onde eu queria ir. Aqui isso é praticamente impossível. Primeiro porque ainda não tenho carro ( e nem como vai ser se tiver de conduzir porque aqui conduzem pela esquerda e isso faz-me confusão) e segunda porque é demasiado transito. 
Alem disso ainda tive tempo, na parte da manhã de fazer algum reconhecimento do terreno e ver as várias opções de escolas primárias. Encontrei 3, uma das quais era uma escola enorme e uma escola só para meninos.
Amanhã só entro as 10h mas vou ter de me levantar mais cedo para ligar para o Job Center. Fiaram de me enviar uma carta com o endereço de onde me devo dirigir na quarta-feira para a entrevista que marquei a solicitar o Insurrance Number e ainda não recebi nada. Provavelmente o facto de ter haviado os feriados da Páscoa tenha atrasado a entrega do correio, ou simplesmente se perdeu ( para nao dizer que se esqueceram porque acho improvável). O problema nem é pela morada porque posso ligar para lá e eles dão me o endereço, mas é pela carta, que enviada pelo Job Center ja me serviria de comprovativo de endereço para abrir conta no Banco. 
Amanhã ligo e já vou saber ao pormenor o que se passa!

domingo, 20 de abril de 2014

Páscoa em Londres

Cheguei na terça feira aquela, que a partir de agora, vai ser a minha cidade, Londres. Essa semana foi basicamente de adaptação e aprendizagem. Nem tempo ( ou vontade) tive de vir escrever. Apesar de estar aqui a nem uma semana a mim parece-me um mês. Os dias têm sido uma rodada viva. Muita coisa para visitar, muita coisa para conhecer.

Para quem não sabe como se movimentar à chegada do aeroporto London Stansted existem balcões onde se compram bilhetes de autocarro para os respetivos destinos: Liverpool, Victória, etc, etc, etc... Não caiam na asneira de comprar o bilhete previamente, seja no avião ( a Ryanair disponibiliza a compra de bilhetes de autocarro durante o voo), ou nos vários postos montados até a saida do aeroporto porque o bilhete sai mais caro!

O aeroporto está muito bem sinalizado seja para saida de train ( comboio) ou de bus ( autocarro).
Á chegada do respetivo destino devem procuram sinalização que indique Underground ( estação de metro). No tube (metro) encontram vários mapas com diferentes trajetórias traçadas para vários destinos. Londres está toda ligada pelo metro. Devem comprar assim que entram na estação o Oyster Card (no balcão dentro da estação) que é um cartão que permite viajar de uma forma mais económica. Eu carrego o  meu à semana pois fiquei a morar numa zona 3 ( zona mais afastada do centro de Londres) e por isso ando imenso de metro até ao trabalho. O Oyster permite viajar no metro e em todos os bus dentro da zona 3. Se optarem apenas por carregar para bus fica mais em conta. Eu optei por metro porque a viagem é feita de uma forma muito mais rápida. No entanto para quem vier em passeio aconselho a viajarem de autocarro pois assim podem aproveitar a vista da cidade que é lindíssima.

Do dia de hoje. Aqui comemoram ativamente o dia de Páscoa. Não como em Portugal com as habituais saídas das cruzes mas fazem missa que é adorável. A maior parte das catedrais ou igrejas tem coros de encantar os ouvidos. Hoje fui á missa com a minha amiga ( com quem vim morar) na Catedral de Wesminster, Victória.
                                              
O coro dessa Catedral é considerado um dos mais bonitos do mundo e acho que sinceramente, e depois de hoje, posso confirmá-lo. Pareciam anjos a cantarem. Na sexta-feira participei na Via Sacra e fiquei tão emocionada que a determinada altura senti as lágrimas correm-me pelo rosto. Saudades!

Comprei um cartão de telemóvel com número inglês. As chamadas para Portugal saem a 2 cts por minuto ou seja muito mais barato do que o roaming do meu número português. Tenha falado todos os dias com os meus meninos e com o marido. É uma sensação tão estranha falar ao telefone e não os ver, não dar beijinhos e nem cheirar os meus bebés. Quem derá que esse tempo passe rápido e que eles possam vir. A escola da Sassaranica acaba em junho e só nessa altura é que vão vir. 

Estive a ver o infantário para o Sassaranico mas como ele entra esse ano na primária ( aqui começam com 5 anos) não o aceitaram. Vou tentar procurar algum ATL para o meter e assim o ajudar a adaptar-se a língua.
Na quarta-feira passada liguei para o Job Center e ja me marcaram a entrevista para pedir o Insurrance Number, é dia 23 desse mês. Só quando tiver esse número de segurança social é que começo a receber ( aqui todos os patrões pagam a semana) e que posso abrir uma conta no banco. Sinto-me ansiosa por conseguir tratar de tudo rapidamente e deixar essa sensação de estar com a vida suspensa no tempo.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A saga de como não ultrapassar os 15 kg de roupa na mala para Londres

E tem sido assim ... Uma autentica saga!
Eu sou a típica mulher que quando vai de viagem para qualquer lado, sempre acha que precisa de levar tudo e mais alguma coisa, inclusive coisas que não fazem falta nenhuma e que acabo por nem usar.


Ontem à noite tentei arrumar a roupa numa das malas que vou despachar de forma não ultrapassar os 15 kg permitidos e não consegui.
Hoje à hora de almoço voltei a tentar o feito e sinceramente é algo que não consigo e pronto. Tentei escolher peças básicas, umas legging, 2 casacos, 2 pijamas, 2 toalhas de banho, umas camisolas básicas e completei logo 10 kg. Isso sem falar que me falta levar roupa interior, calçado, a prancha do cabelo, alguma maquilhagem e bijutaria ( sim porque eu também não vou feita refugiada).
Ó valha me Deus que isso é mais complicado do que eu julgava principalmente para alguém tão consumista quanto eu sou ( ou fui porque estou a aprender a mudar isso).
Quero tentar evitar ao máximo comprar coisas em Londres porque conhecendo-me se começar a comprar acabo por me perder e o que eu menos quero é ficar atulhada de tralha logo no início.
Os dias estão a passar super rápidos e eu tenho oscilações de humor que variam entre muito excitada( feliz e confiante) e receosa de que não me habitue a mudança ou por saber que os meus Sassaranicos ainda têm de ficar em terras Lusas por algum tempo.
Tenho lido e pesquisado imenso sobre a cidade e se por um lado é bom porque consigo muita informação que desconhecia por outro é mau porque provavelmente muita não estará assim tão certa!! Whatever...
A mim o que me faz mais confusão ( e aposto que já escrevi isso mas volto a dizer) é tentar alugar uma casa. Toda a gente diz que alugar uma casa é muito difícil e caro ( alem das rendas serem elevadas ainda é necessário deixar caução de 2 meses ou mais) por isso é que as pessoas optam por alugar apenas um quarto. Para mim isso é uma opção fora de questão porque eu quero privacidade para mim e para e minha família e nem me passa pela ideia alugar um quarto para mim ( enquanto casal) e outro para os meus Sassaranicos. No way... Eu quero uma casa completa para os meus pequenos brincarem e viverem à vontade!!! Espero ter sorte e conseguir alguma coisa que me agrade!
As explicações da Sassaranica estão a correr lindamente. A professora gosta muito da minha filha. Diz que ela é muito inteligente ( nisso sai definitivamente a mãezinha dela , sem sombra de dúvidas), muito interessada e aprende muito rápido. Ao fim de semana temos falado muito em inglês em casa mas o Sassaranico chora e pede para pararmos porque diz que não entende o que falamos. Apesar disso, mesmo tendo a noção de que ele agora não entende nada, tenho quase a certeza que vai ser ele quem vai ter menos dificuldades para aprender e se integrar.
E hoje sinto me entusiasmada!!!



quarta-feira, 2 de abril de 2014

É oficial...

É oficial, já tenho substituta.
Fiquei muito feliz pela escolha feita pelo meu chefe, e ao mesmo tempo triste pela A. não ter ficado, mas infelizmente as coisas são assim e só podia ficar uma.
A formação começou na segunda e está a correr lindamente. A M. aprende muito rápido alem de ser muito esforçada. Sei que há uma das tarefas - atualização da base de dados - que vai ser ligeiramente complicada, não pelo facto de não saber mas porque é uma tarefa bastante chata, tarefa essa que confesso nem eu gostar. Estou tão feliz por lhe passar essa pasta eheheheh. 
Quanto a minha viagem... Já comprei o meu bilhete low cost para Londres pela Ryanair. Vou dia 15 de abril. 
Agora ando as voltas para conseguir meter toda a minha roupa na mala que vou despachar de forma a que não ultrapasse os 15 kg.
Isso sim vai ser tarefa complicada!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...