sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Da feijoada

Cheguei em casa do trabalho e depois de um beijo bem forte e baboso, como sempre dá quando chego do trabalho, o meu Sassaranico perguntou:

" É massa ?"

Ao qual eu respondi.
"Não filho... Hoje são feijões."

À mesa o meu Sassaranico pergunta:

"Ò Manhi essa carne não é a da minha massa por acaso?? Não??!!

E por sinal que boa que estava a feijoda, pena foi que me esqueci de tirar uma foto.

Feijão branco com carne picada

Dei por mim a pensar que hoje é sexta, dia em que normalmente faço esparguete com carne picada para o jantar.
Dei por mim a pensar que hoje não me apetecia jantar esparguete com carne picada ( mesmo sabendo que os miúdos adoram).
Dei por mim a lembrar que amanhã é sábado, dia de levar os miúdos à natação e costumo trazer feijoada do take away.
Dei por mim a pensar que não me apetece cozinhar amanhã mas também não me apetece ir buscar feijoada.

Fui pesquisar e encontrei esse blog com receitas muito boas e fáceis.
Hoje vou fazer essa  receita de feijoada com carne picada e livrar-me de dois problemas de uma só vez.

Cozinho em porção extra e dá para hoje e amanhã ao almoço além de que tenho presunto congelado que nem sabia que uso dar-lhe (acho que encontrei a receita ideal).

Hummm... já estou a imaginar o meu Sassaranico a perguntar-me se pode colocar na mesma queijo mozzarella ralado na feijoada?!

Que apetitoso
Imagem retirada do blog: http://receitasdaromy.blogspot.pt/

Amor é

Amor é...

Ao meio da manhã verificar que não trouxe tampões, ligar ao marido e ele ir ao hipermercado comprar e ainda trazer-mos ao emprego!

Isso sim é Amor!

Do romantismo

Ontem depois do jantar, enquanto preparávamos o café para as visitas eu fiz um biquinho com os lábios e pedi um beijo ao meu marido. Ele deu-me um xoxo.

Num francês perfeito e enquanto voltava a fazer um biquinho disse-lhe:

"Non... avec de l´Amour"

Ele, seu francês tão típico, deu-me uma lambidela e disse:

" E avec du tesón?"

Ai o romantismo masculino!




Das mães

Eu, uma mulher de 33 anos, emancipada, casada, mãe de dois filho, e ainda a propósito da Viagem a Londres, ontem ouvi isso da minha mãe:

" Ó filha leva a tua irmã contigo nessa viagem, assim sempre te protege!"

Heinnn???

Mãesss.....

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Comer por 1 euro

Todos os dias costumo ir espreitar a página do Sapo ,ver as noticias e destaques nos blogs.

Hoje a minha atenção prendeu-se nesse blog http://descontos.blogs.sapo.pt/ com um post que nos esclarece de como podemos comer bem e mais barato.

Pensei : " Será possível? Será que se consegue fazer receitas por 1 euro (ou pouco mais) por pessoa?"

E sim é possível e falo-vos em refeições saudáveis e completas nada de hamburgueres ou batatas fritas como os produtos de 1 euro do Mac Donalds (nada contra comer isso desde que seja de vez em quando).

Eu imprimi algumas receitas que gostei particularmente pelo facto de serem simples e que os meus filhos gostam e imprimi a versão online do livro. Podem ler o livro aqui se quiserem saber mais.

Em tempos de crise todas as ajudas são válidas.

Há 10 anos

... que faço o mesmo todas as manhãs!

Abro a porta, desligo o alarme, ligo as luzes, ligo a máquina do café e pico o ponto...


Imagem retirada do Google

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ravioli espinafres frango e queijo da ilha - Parte II

Ontem sai a horas do trabalho. Estava muito entusiasmada para fazer o jantar.

Quando cheguei à minha cozinha fui tirar o frango que tinha ficado a cozer. Estava bem molinho e foi muito fácil separar a carne dos ossos. Quando acabei de fazer isso passei metade do caldo da galinha ( agua onde cozeu o frango) para uma panela mais pequena e reservei a outra metade num tupperware dentro do frigorífico ( sai servir para fazer um risoto para o jantar de logo).
Cá em casa eu tento aproveitar tudo porque doí-me deitar comida fora sabendo que existem demasiadas pessoas a passarem fome todos os dias.
No caldo de galinha que coloquei na panela, assim que começou a ferver juntei alho francês cortado em tirinhas, cenouras e massinhas de canja. Ficou delicioso.

Entretanto retirei do frigorífico a massa que preparei. deixei repousar a temperatura ambiente uns minutos enquanto fui arranjar os espinafres. Passei-os na frigideira com um pouco de alho e azeite. Assim que começaram a ficar tenros juntei o frango desfiado e retifiquei o sabor com um pouco de sal e pimentão doce. Retirei do lume e deixei arrefecer. A seguir juntei um pouco de queijo da Ilha raspado e reservei.

A massa: Estendi no balcão da cozinha com a ajuda de um rolo. Deveria ter estendido mais e feito uns quadrados de massa muito mais fina pois na hora da cozedura a massa duplicou de tamanho e os meus Sassaranicos não conseguiram comer a massa toda do Ravioli, só a parte que tinha o recheio.

Quando cortei as tiras coloquei bolinhas de recheio molhei a parte interior da massa com um pouco de agua e selei dando um jeitinho com a ponta dos dentes do garfo.


Cozi os Raviolis em agua e sal durante uns 10 minutos. Eu acho que deveria ter cozido pelo menos o dobro por causa da farinha integral. 

Preparei um molho de bechamel.

Molho bechamel:
1 colher de café de manteiga
1 colher de sopa maisena 
leite magro q.b
noz moscada
flor de sal q.b
Levar ao lume até engrossar.

Servi com o molho, cogumelos salteados em azeite e alho e mozzarela light.





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ravioli espinafres frango e queijo da ilha - Parte I

Ontem andei a navegar pela net a procura de receitas quando me lembrei de pesquisar Ravioli.

Já comi algumas vezes mas nunca feito por mim, regra geral são daqueles enlatados ou embalados que sempre deixam a desejar na sua qualidade duvidosa.

Hoje decidi que vou tentar fazer para o jantar.

Na hora de almoço fui ao congelador e tinha meio frango partido. Coloquei dentro de uma panela com agua previamente a ferver. Juntei 4 folhas de mangericão, pimenta preta e flor de sal. Depois de cozer 20 minutos em calor 8 liguei o temporizador da placa para mais 60 minutos em calor 5.

Enquanto isso fui aquecer o meu almoço e comi.

Depois de lavar a loiça pensei que seria boa ideia adiantar a massa porque à noite nunca sei se vou sair a horas do serviço.

Para a Massa usei os seguintes ingredientes:

2 ovos
375gr de farinha( usei metade T65 e metade integral)
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de flor de sal
1/2 chávena de agua com açafrão diluído

Coloquei a farinha dentro de uma bacia, abri um buraco no centro e introduzi os restantes ingredientes. Com uma colher de pau fui mexendo até fazer uma bola e a massa se desprender da bacia. Coloquei um pouco de farinha na bancada e amassei durante 5 minutos à mão. Achei que estava seca e acrescentei um pouco mais de agua. A seguir coloquei um pouco de azeite no fundo de outra bacia lavada e meti a bola da massa dentro da mesma. Cobri com um pano molhado e deixei no frigorífico.

Quanto ao resto só posso escrever sobre isso amanhã. Vou tentar lembrar-me de tirar uma foto do resultado.

Nota 1: O frango deixei a cozer durante 1h20.

Nota 2: Da agua de cozedura de frango pretendo aproveita-la. Vou fazer um caldo de legumes com alho-francês, cenoura e massinhas (ou pevide da canja). Se gostarem ainda podem servir com um ovo escalfado ou cozido mas esmigalhado salpicado de salsa fresca ou coentros.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pequeno almoço ou lanche

Esse tem sido um dos muito pequenos almoços ou lanches que eu tenho feito nesses últimos 2 meses. Vou variando as frutas ou os ingredientes.

Ingredientes:
Base de iogurte natural marca Continente
1 colher de sopa de aveia integral
3 morangos
1 colher de sopa de mirtilos

Costumo colocar sementes de chia ou de linhaça mas hoje como foi na correria acabei por me esquecer.

Alem da fruta levo sempre frutos secos para ir petiscando pela manhã porque eu tenho vício de roer. Hoje trouxe amêndoas com pele ( marca Continente) e Bagas de Góji. Confesso que não sou grande fã das bagas mas os sassaranicos ( e por incrível que pareça) gostam muito e como compro para eles comerem vou comendo também .Ando com uma vontade enorme de comer castanhas do Maranhão. Parecem tão boas.

Vi no continente e aquilo custava 6,49 uma embalagem de 250 gramas! E era!!! Nós somos quatro pessoas em casa numa garfada cada um e aviávamos logo a embalagem de uma vez. Nem pensar! Muito caro porque com esses 6 euros compro os legumes todos para as refeições da semana inteira. Lamento amendoazinhas lindas e apetitosas mas de certeza que não vos comer sendo eu a comprar :(

Londres - Check in done

Sinto-me particularmente entusiasmada. Hoje fiz o check in online do meu voo para Londres. Cada vez se torna mais real. Finalmente se torna mais real. É uma mistura de satisfação, curiosidade e nervosinho.

Se por uma lado fico feliz com uma possibilidade de mudança, de um ar fresco ou uma nova vida por outro deixa-me muito triste a ideia de me separar de algumas pessoas que eu amo de paixão. Esses últimos tempos não têm sido fáceis (ou melhor não tem sido tão facil) como eu sempre estive habituada. Quando temos uma baixa no orçamento familiar isso obriga a uma nova ginástica e gestão económica e muitas coisas (superficiais mais gostosas) foram obrigadas a mudar ou mesmo deixarem de existir.
Não é nada que se morra disso mas deixa sempre pena.
Mas não me queixo, sei que existem nesse momento pessoas que estão em situações muito piores onde os bens essenciais já começam a faltar. Isso sim é triste!!

Mas agora não é altura para ficar triste muito pelo contrário! Finalmente está a acontecer...
London wait for me ´cause i´m coming...

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Arroz Xau Xau

Hoje era dia de levar os miúdos a natação. Digo era porque quando chegamos as piscinas estavam fechadas. Perguntamos a um senhor ( que sempre anda por lá - vá se lá entender o porquê ou a fazer o quê) o que tinha acontecido. O senhor explicou que tiveram uma avaria ontem à noite e por isso hoje não iam poder estar abertos ao publico.
Fiquei ligeiramente chateada porque podiam ter enviado um sms a avisar ( como sempre fazem). Adiante...
Já que estávamos na rua  ( ó minha rica caminha que estavas tão quentinha) aproveitei a viagem ( que o preço do combustível não está para brincadeiras) e fui às compras.
Primeira paragem : Lidl, segunda paragem: Continente. gastei 25€ no primeiro e 28€ no segundo. Desde que mudei a forma como nos alimentávamos lá em casa cada vez se torna mais fácil e menos dispendioso fazer as compras de alimentação para a semana.
Foram banidos os sumos de pacote, as bolachas, bolos, bolicaos e outros parecidos, os iogurtes de pintarolas, suissinhos, queijinhos (vaca que ri) e outros acabados em inho.
É verdade que eu nem me apercebia que gastava muita mais e que comíamos muito menos pior. O valor que eu dava por um pacote de bolachas ( cheias de açucares e chocolates) dá para quase 2 kg de fruta ( ex: maçã e banana ou banana e pêra ou ainda pêra e banana), uma opção sem sombras de dúvidas muita mais saudável.
O facto de eu planear antecipadamente as principais refeições para o cardápio semanal ajudam também a ter uma noção mais exata do que realmente preciso de comprar.

Sujestão para o jantar:

Creme de legumes: ( já ficou pronto à hora de almoço)

1 courgette
1 nabo
3 cenouras
1/2 couve-flor ( incluindo as folhas verdes)
1 chávena grande de feijão branco cozido
1 colher de sopa de azeite
flor de sal

Preparação:
Descascar os legumes, cortar em pedaços pequenos, lavar colocar numa panela com agua a ferver, cozer 15 minutos. Juntar flor de sal e azeite, triturar e servir.
Sujestão: colocar umas folhas de ervas ( hortelã ou manjericão) ou salsa picada.


E porque ainda tenho uma embalagem das antigas compras ( salsichas de frango- pelo menos são mais saudáveis do que as normais) no frigorífico hoje o jantar vai ser uma versão de arroz Xau-Xau

Imagem retirada da net


Prato 4 pessoas:

1 chávena 1/ de arroz
O dobro de agua
1 Cebola picada ( ou alho francês)
1 dente de alho
1 embalagem de salsichas ( ou bacon ou fiambre)
milho cozido ( ou cenouras cozidas)
ervilhas cozidas ( ou feijão verde cozido)
Pimento vermelho (opcional)
3 ovos
azeite q.b
Flor de sal

Preparação:
Descascar a cebola e o alho, picar finamente. Refogar em azeite até ficar translúcido. Acrescentar o arroz. Deixar fritar um bocado, acrescentar a agua e flor de sal q.b. Tapar a panela e deixar cozer em lume brando até o arroz ficar  cozido e seco.
À parte bater os ovos, levar ao lume uma frigideira anti- aderente e cozinhar os ovos em modo mexidos. Cozer as salsichas à parte numa panela com agua.
Colocar o arroz numa travessa e soltar com um garfo juntar os ovos, as ervilha, o milho e as salsichas e misturar tudo.

Pronto a servir
Dica para os ovos: Para obter ovos mexidos fofos devem se retirar do lume ainda meios crus e mexer ainda no calor da panela até ficarem cozinhados. Essa técnica evita a que os ovos mexidos fiquem demasiado secos.
Dica para as salsichas: Como já estão previamente cozinhadas pode optar por aquecê-las no micro-ondas as invés de cozer.

Bom apetite




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Bebida de Soja ou Bebida de Arroz?

Há uns dias atrás eu comecei a tomar bebida de soja ao pequeno almoço ao invés de leite. Nos primeiros dias a coisa correu lindamente, pelo menos o ardor no estômago tinha desaparecido. O problema começou quando apareceu o primeiro desarranjo intestinal. Pensei que fosse por ter introduzido verduras como espinafre e nabiças. Evitei então leguminosas que fossem muito verdes e mesmo assim o problema não só se manteve como piorou. Sentia o ventre inchado com um acumular de gases, doía-me a barriga, sentia-me mal disposta.
Tentei pensar no que poderia estar a provocar toda essa alteração quando se fez uma luz!!! A bebida de Soja!!! Claro só podia... Além das sementes foi o único alimento diferente que passei a consumir! Mas que bem.... Deixei de tomar leite normal porque me provocava azia e má digestão para começar a tomar bebida de soja que me provoca igualmente uma má digestão e para piorar gases blhecccc.
Ontem e por mero acaso encontrei esse artigo no facebook da nutricionista Isabela Roque onde descreve os prós e contras de alguns alimentos que achamos serem saudáveis. Um deles é a bebida de soja. Como alternativa falam em bebida de arroz.


Confesso que nunca tinha sequer ouvido falar disso. Entrei na pagina online do Continente a ver se existia na área saúde. A bebida de arroz está disponível em versão natural ou com sabor de baunilha e custa respetivamente 2,59€ e 2,99€ a embalagem de litro. Achei caro comparado com a bebida de soja ou pior ainda com leite normal que custa uns 0,62€ (um leite de marca conhecida como Agros). Se fizer as contas bebo pelo menos 2 pacotes por semana o que faz 5,18€ por semana ou 20,72 € em meses de 4 semana. Isso só para o leite. Que chatice! Sempre posso optar por não beber todos os dias e substituir por outra coisa, chá, fruta ou iogurtes, mas eu gosto tanto de leitinho quente nas manhãs de frio!!!
E se em vez disso experimentar leite magro? Como é bastante desnatado talvez não provoque os mesmo sintomas do meio gordo??!! E sempre é uma opção economicamente mais viável.

Eu só sei que isso de começar a ter uma certa idade e ser obrigada e ter um cuidadozinho com o que se come não vai com nada é o que é!!!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ampolas Pantene

Já as usei varias vezes... São Milagrosas é o que é... Milagrosas mesmo!!

( pack de 3 ampolas- 6,99€)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Sementes de Chia , linhaça e outras

Completamente rendida... É assim que eu me sinto com a minha nova alimentação. Cortei completamente ao café e ao leite. Substitui por chá e bebida de soja. O café deixava me desperta mas também excitada e enervada ( talvez pelo facto de não me contentar com um, nem com dois e nem com 3 cafés ao dia). O leite deixava com azia e um ventre inchado. A verdade que retirando esses dois produtos senti-me imediatamente mais leve.

Outra alteração foi optar por massa e arroz integral. Confesso que no inicio estranha-se mas depois entranha-se. E podem vocês dizer: " Ahhh e tal e tal mas esse arroz integral custa o dobro do arroz normal!". Pois é verdade mas esse arroz ( ou massa integral) satisfaz mais do que o normal logo podem optar por diminuir à porção que ingerem. Feitas as contas acredito que um quilo de arroz integral acabe por equivaler a dois quilos do arroz normal ( ou 1 quilo e meio pronto...).

A elaboração de pratos coloridos com muitos legumes tem tornado as refeições muito mais divertidas e os miúdos adoram.
Existem milhares de receitas disponíveis online de pratos fáceis e saudáveis.
Vinagre balsâmico, limão, alho, ervas, especiarias... tudo tem valido para temperar e assim diminuir o uso do sal. Quando é mesmo necessário comprei o  Flor de sal (disponível aqui) que é menos prejudicial.

A minha descoberta favorita foi sem dúvida as sementes. As minhas preferidas são as de Chia. Conhecidas pelas suas inúmeras propriedades podem ser usadas misturadas na fruta, nos iogurtes (ou em Overnight oats) , no leite, no pão outra simplesmente da forma que mais gostarem. Eu gosto na fruta com requeijão light ou queijo fresco magro.

Implementei o hábitos das caminhadas - duas vezes por semana ao fim da tarde- e uma corrida aos sábados de manhã. Como tenho de levar os meninos as piscinas as 9h30 isso obriga-me a levantar as 6h. Há quem ache que eu dessa vez enlouqueci de vez porque como eu sou magra acham que não precisava disso mas isso não me demove. Não o faço para emagrecer faço para me sentir melhor, mais saudável e com mais resistência física porque passar os dias sentadas a secretária como eu passo não ajuda. Faça chuva sol ou vento eu vou correr porque isso revigora-me e deixa-me com uma disposição durante todo o dia fantástica ( tirando aquela hora a seguir ao almoço em que tenho de ir dormir ). 

São pequenos hábitos que se forem introduzidos aos poucos não custa nada e faz tanta diferença.... Vá experimentem mudar (para melhor) que não doi nada! Bom fim de semana.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...